Seguir o O MINHO

Braga

Municípios transfronteiriços reconhecem caminho que liga Braga a Santiago

Caminhos de Santiago

em

Foto: DR

A associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular acaba de reconhecer o Caminho da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela, na distância de 240 quilómetros, num guia com os principais itinerários jacobeus.


Esta entidade luso-galaica, que reúne 35 municípios da região transfronteiriça e a província de Lugo, divulgou no dia 16 de novembro um guia que, ao longo de 184 páginas, descreve 14 caminhos de Santiago, entre os quais o da Geira e dos Arrieiros, incluindo o seu troço por Berán, seguindo o traçado apresentado pela Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, em Braga, em 2017.

O guia “Um Caminho de Futuro” [link para download: https://bit.ly/2IH1BLx ], escrito em espanhol, galego, português e inglês, descreve o traçado que começa na Sé de Braga ao longo de 13 páginas, ilustradas com desenhos dos principais locais de passagem dos peregrinos. A primeira edição conta 74 mil exemplares.

A associação Eixo Atlântico, atualmente liderada pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, dedica- se a apoiar “as iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça, constituída pelos municípios do Norte de Portugal e da Galiza” e não tem fins lucrativos.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi reconhecido pela Igreja em março de 2019, quando o delegado de peregrinações do cabido da Catedral de Santiago, o deão Segundo L. Pérez López, assinou um certificado onde refere que o traçado cumpre “as condições de outros caminhos de peregrinação” e por isso “concede a Compostela” a quem o percorrer.

Está em curso o processo de homologação pelas entidades civis.

No ano passado foi percorrido por 367 peregrinos em 10 meses. A maioria partiu de Braga (227), seguindo-se Castro Laboreiro (104), Entrimo e Ribadavia (com oito cada).

Os portugueses constituem o maior grupo (80%), havendo ainda registo da passagem de italianos, suíços, franceses, brasileiros, polacos e holandeses.

Além dos peregrinos que receberam a Compostela (e, como tal, entraram nas estatísticas), a associação Codeseda Viva considera que muitos outros o fizeram, apontando uma estimativa global de 850 pessoas.

Anúncio

Braga

“Um diamante”. Tiago Barbosa, da Póvoa de Lanhoso, está nas finais do The Voice

O cantor Tiago Barbosa, da Póvoa de Lanhoso, apurou-se este domingo para as galas do concurso televisivo The Voice, transmitido na estação televisiva RTP, com a música de Marvin Gaye, Let’s Get It On. Depois de passar três fases – “Prova às cegas”, “Batalhas” e “Tira-teimas” -, o melódico intérprete minhoto foi escolhido por Áurea – que o apelidou de ‘diamante’ -, para integrar a sua equipa nas grandes galas finais do concurso.

em

O cantor Tiago Barbosa, da Póvoa de Lanhoso, apurou-se este domingo para as galas do concurso televisivo The Voice, transmitido na estação televisiva RTP, com a música de Marvin Gaye, Let’s Get It On. Depois de passar três fases – “Prova às cegas”, “Batalhas” e “Tira-teimas” -, o melódico intérprete minhoto foi escolhido por Áurea – que o apelidou de ‘diamante’ -, para integrar a sua equipa nas grandes galas finais do concurso.

Continuar a ler

Braga

Câmara de Braga debate criação de apoios a fundo perdido à restauração e ao comércio

Proposta do PS

em

Foto: Facebook de Município de Braga

O executivo da Câmara de Braga discute e vota, esta segunda-feira, uma proposta dos vereadores do PS, propondo a criação de um fundo, para apoios a fundo perdido, aos setores da restauração e do comércio que tenham tido uma quebra de 25 por cento nas suas receitas por causa da pandemia.

A ideia, que fora já adiantada pelo líder dos socialistas Artur Feio, na última reunião de Câmara, sugere, ainda, a isenção da derrama para os dois setores em 2020 e 2021 e a isenção do pagamento das tarifas de água e de lixo.

Pedem, ainda, o prolongamento, no primeiro semestre do próximo ano, das isenções de taxas já em vigor, como é o caso das esplanadas.

Nos quatro casos, e além da descida na faturação de 25 por cento entre janeiro e setembro deste ano, os socialistas salientam que tal só será aplicado às empresas ou empresários individuais que não tenham dívidas à Segurança Social, ao Fisco e ao próprio Município

Há dias, o presidente da Câmara, Ricardo Rio recebe dia 24, a União de restaurantes do Minho, que pedia a criação de um fundo idêntico, tendo recusado essa hipótese.

O objetivo da proposta, subscrita, ainda, pelas vereadoras Liliana Pereira e Helena Teixeira, é o de ajudar a “proteger os setores económicos mais atingidos e mais vulneráveis, quer pela quebra do turismo, quer pela diminuição do número de pessoas que diariamente circulam pelo concelho”.

Na reunião, que decorre por videoconferência, estão, ainda em análise, entre outros assuntos, as opções do Plano e Orçamento para 2021; os relatórios de execução orçamental das empresas municipais; a proposta de atribuição de medalhas municipais; a adesão do Município de Braga ao Green City Accord, da Comissão Europeia; contratos interadministrativos de delegação de competências com diversas Freguesias do Concelho e propostas de apoios financeiros.

Continuar a ler

Braga

Braga: Temporada de Música de Câmara com três concertos de 03 a 17 de dezembro

Cultura

em

Foto: Divulgação

Braga vai acolher a I Temporada de Música de Câmara, que prevê a realização de três concertos entre os dias 03 e 17 de dezembro, às 19:00, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, anunciou hoje a instituição.

Os concertos, com direção artística de Miguel Simões, integram um repertório instrumental que abarca diferentes períodos da história da música, contando com intérpretes portugueses e estrangeiros, sublinhou.

Os espetáculos terão acesso limitado de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde (DGS), advertiu.

Continuar a ler

Populares