Braga já ‘abriu’ a “Porta da Liberdade”

Foto: Ana de Faria

A Câmara de Braga inaugurou, na manhã desta quinta-feira, a obra “Porta da Liberdade”, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A escultura, da autoria de Alberto Vieira, apresenta uma porta semiaberta com 50 cravos em recorte, e está instalada na Avenida da Liberdade, no cruzamento com a rua do Raio.

“A localização da escultura justifica-se pela sua associação ao ideal de liberdade”, explica a Câmara, em comunicado.

O nome desta avenida, inicialmente atribuído em 1910 com a instauração da república, havia sido abandonado em 1935 durante o período da ditadura e foi resgatado após o 25 de abril de 1974.

“A (re)conquista da liberdade que o nome da avenida traduz está também presente na escultura – a porta da liberdade é sempre uma porta aberta para um caminho em construção”, pode ler-se no comunicado.

De acordo com Ricardo Rio, presidente da Câmara, a obra vem dar uma “dimensão física” a estas comemorações: “Hoje é dia de celebrar e era essencial que este momento marcante, para lá de todas as atividades que estão a acontecer, tivesse algo que deixasse uma marca duradoura na cidade. Esta é uma peça bastante expressiva e cuja simbologia está totalmente alinhada com a celebração”.

Segundo o autarca, ao representar uma porta entreaberta, a escultura “dá-nos um repto de movimento e de mudança, ao mesmo tempo que nos obriga a um esforço coletivo para seguir em frente e consolidar as conquistas de Abril”. “É precisamente através desta porta da liberdade, que se abriu no dia 25 de Abril de 1974, que conseguiremos chegar a um futuro melhor”, salientou.

O programa comemorativo da Revolução de Abril continuou com a sessão solene da Assembleia Municipal, no Theatro Circo.

Ao longo do dia há várias iniciativas em Braga para assinalar o 25 de Abril. O programa pode ser consultado aqui.

Notícia atualizada às 15h46 com mais informação.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Zé Amaro e António Sala cantam "Vampiros" com músico de rua em Guimarães

Próximo Artigo

Sérgio Conceição renova com o Porto até 2028

Artigos Relacionados
x