Vão ser fabricadas em Braga mil velas para aquecer famílias na Ucrânia

Foto: DR

Levar mil velas artesanais de aquecimento para os combatentes na Ucrânia. É este o objetivo da nova campanha que a UPE-Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, de Braga, leva a efeito, a partir deste sábado, com um ‘workshop’ intitulado “Fabrico artesanal de velas de aquecimento”.

O seu presidente Abraão Veloso adiantou a O MINHO que a iniciativa decorre no âmbito da campanha “Ama a Ucrânia/Movimento de Solidariedade”, que se destina a enviar para Ucrânia ajuda a três níveis: alimentação, medicamentos e aquecimento.

“O objetivo mínimo é esse! As velas servem para alumiar, e para aquecer as mãos e a ração de combate ou mesmo, utilizando várias velas, para cozinhar algo nas trincheiras”, referiu.

Os trabalhos de fabrico, que decorrerão, em maio, em quatro ‘workshops’ diferentes, nas instalações da Quinta Pedagógica de Braga foram, originalmente, uma iniciativa da associação algarvia Oranta que enviou para Braga cópias das velas que envia para a Ucrânia e o modo de as fazer.

“Com os ataques russos ao sistema elétrico ucraniano, as velas podem ser muito úteis”, sublinhou o dirigente associativo.

O organismo agradece também a contribuição dos munícipes com o material necessário para o objetivo, através da entrega de velas velhas, restos de cera, recipientes de alumínio, pequenas latas de alimentos para animais e cartão canelado, com entrega nas instalações da Quinta Pedagógica ou na sede da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

EuroDreams: 14 prémios de 104 euros saíram em Portugal

Próximo Artigo

Solicitadores fazem esclarecimentos jurídicos grátis em Braga

Artigos Relacionados
x