A Câmara de Braga apresentou, esta sexta-feira, um guia de promoção da vida noturna da cidade, inserido no evento ‘Braga After Dark Fest’.
Este evento, que decorre amanhã, na Praça da República, faz parte do projeto europeu ‘Cities After Dark’, no âmbito do programa URBACT, que envolve dez cidades europeias com o objetivo de explorar as dimensões, desafios e ambições da economia noturna.
O guia ‘Braga After Dark’ foi elaborado para ajudar visitantes e residentes a explorar Braga durante a noite, destacando os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos noturnos.

Durante a apresentação do novo roteiro noturno, que decorreu no Café Vianna, o presidente da Câmara de Braga destacou que esta iniciativa é mais uma forma de valorizar o funcionamento da cidade 24 horas por dia. “Durante o período noturno existem muitos serviços privados e públicos que têm um funcionamento contínuo para dar resposta à população como o sector dos transportes, da segurança ou saúde. Este é um projeto internacional que envolve várias cidades a nível europeu tem o foco de valorizar os serviços e dinâmicas que qualquer cidade tem de ter para responder aos desafios”, referiu Ricardo Rio, na sessão que contou com a presença do presidente da Associação Comercial de Braga, Daniel Vilaça e do secretário-geral, Rui Marques.
Ricardo Rio explicou que este guia oferece aos residentes e visitantes “uma ferramenta completa para explorar a cidade de forma sustentável e que valoriza o património, a gastronomia e as dinâmicas de Braga”.
Na criação deste roteiro, foram considerados diversos aspectos, nomeadamente o estabelecimento de uma estrutura de apoio mútuo e cooperação com os setores de restauração e animação noturna para promover, conjuntamente, o melhor da vida noturna de Braga; a criação de um produto detalhado com as melhores rotas e horários para maximizar a experiência noturna, incluindo um mapa com direções; o desenvolvimento de um guia que abrange a vida noturna e proporciona um vislumbre do património edificado da cidade; e a produção de um design sustentável e moderno, disponível em Português e Inglês.
“Com este roteiro, Braga pretende criar um elo de ligação entre visitantes, turistas e residentes, promovendo uma sustentabilidade económica e social baseada num modelo de touring cultural”, refere a autarquia em comunicado.
Além da vertente comercial, o guia sugere visitas aos monumentos mais emblemáticos da cidade, apreciáveis tanto ao pôr do sol quanto sob a iluminação noturna.
O guia ‘Braga After Dark’ pode ser descarregado aqui.