Seguir o O MINHO

Braga

Jovem bailarina de 11 anos conquista medalha de ouro no Campeonato do Mundo de Dança

em

A bracarense Carolina Costa, de apenas 11 anos de idade, conquistou esta terça-feira a medalha de ouro no Campeonato do Mundo de Dança (Dance World Cup), que se desenrola até 30 de junho, em Barcelona, em grupos, na categoria Júnior Estilo Livre.

Antes da partida para a competição, a adolescente que “se move pela dança”, deixou uma nota de agradecimento à Ent’artes – Escola de Dança de Braga, “pelos momentos inesquecíveis que viveu nos últimos quatro anos”.

MAIS: Braga recebe finais Campeonato do Mundo de Dança em 2019 – “Maior que os Jogos Olímpicos de Inverno!”

“Convosco cresci imenso enquanto bailarina, mas mais do que isso como pessoa! Levo-vos comigo no coração”, podia ler-se numa mensagem enviada a O MINHO, onde agradece a todos os colegas e professores, dos quais destacou a diretora da Escola – Professora Diana Sá Carneiro e a Professora Patricia Fiorucci Rios. Carolina Costa demonstrou ainda gratidão ao CLIB, Colégio Luso-Internacional de Braga, “na pessoa da Dra. Helena Pina Vaz, por ter flexibilizado o horário e desta forma permitir que pudesse dedicar mais tempo à dança”.

A pequena bailarina, que é filha do conhecido empresário bracarense Ricardo Costa, que foi recentemente notícia por ter voltado a pagar férias ao paraíso aos funcionários da BC Segurança, não se esqueceu do apoio recebido em casa.

“Por fim tudo isto não seria possível sem o apoio constante dos pais e familiares, a quem agradece por mais uma vez estarem ao lado dela, viabilizando a mudança para Leiria”, sublinhou.

Carolina Costa irá participar em mais cinco categorias, até ao próximo sábado, último dia da competição.

A qualificação para o Campeonato do Mundo do Dança envolveu mais de 12 mil bailarinos, de todo o mundo, com idades entre os 4 e os 25 anos.

Carolina Costa

Carolina Costa tem 11 anos. Foto: DR

Carolina Costa nasceu em Braga, em outubro de 2006. Com apenas 3 anos iniciou o seu percurso na dança. Aos 8 anos integrou a Ent’artes – Escola de Dança de Braga, tendo já participado em vários saraus, eventos e espetáculos.

Em setembro de 2017, concorreu pela primeira vez ao “Prémio de Jovens Talentos de Braga”, tendo conquistado o 1º lugar.

Em 2016, iniciou a participação em competições, tendo sido sempre premiada ou medalhada nos vários concursos onde participou, nomeadamente:

Leiria Dance Competition, Leiria, Março de 2016: Medalha de Bonze, categoria solista contemporâneo

Norte Festival Dança, Porto, Abril de 2016: Medalha de Prata, categoria grupo livre

Dance World Cup semi finals, Figueira da Foz, Fevereiro de 2017: Medalha de bronze, categoria de quarteto clássico / Medalha de prata, categoria grupo de contemporâneo

Norte Festival Dança, Porto, 22 e 23 de Abril de 2017: Medalha de Prata, categoria de trio clássico / Medalha de Bronze, categoria de trio clássico / Medalha de Prata, categoria de dueto clássico / Prémio especial: World All Dance International Orlando, 2017 apurada pelo terceiro lugar obtido no Festival

Leiria Dance Competition, Figueira da Foz, 29, 30 de Abril e 1 de maio de 2017: Medalha de Bronze, categoria de solista clássico / Medalha de Ouro, categoria de solista contemporâneo / /Medalha de Ouro, categoria Trio Clássico “Pas de Trois do Quebra Nozes” / Medalha de Prata, categoria grupo clássico “Papaguenos” / Medalha de Ouro, categoria grupo contemporâneo “Alma Mater” / Medalha de Prata, categoria grupo contemporâneo “Schindler’s List” / Prémio especial melhor solista contemporâneo (divisão A)

Concurso Internacional de Bailado, Porto, 19, 20 e 21 de Maio de 2017: Medalha de Ouro, categoria grupo de contemporâneo “Alma Mater” / Medalha de Prata, categoria solista contemporâneo / Medalha de Bronze, categoria trio de clássico “Pas de Trois Quebra-Nozes” / Medalha de Bronze, categoria grupo clássico “Papaguenos” / Prémio especial melhor solista eleita pelo público (Prémio Ballet Rosa)

Dance World Cup, Offenburg, Alemanha, 23 de Junho a 1 Julho de 2017: Medalha de Bronze, categoria grupo de contemporâneo

“Alma Mater” YAGP (Youth America Grand Prix) Semi-Final Europeia, Paris, 8 a 12 de
Novembro 2017 – Top 12 na categoria Pré-Competitivo como solista em contemporâneo, 3º lugar em Pas de Deux – Harlequinade.

Tanzolym 2018 – Final, Berlim, 16 a 19 de Fevereiro de 2018 – 2º Lugar em Pas de Deux
Clássico – Harlequinade

Dançarte Algarve International Dance Compettition – Faro, Abril 2018 – Medalha de
Bronze em Dueto Clássico “Dueto para Handell” com Diana Faria.

Concurso Sonhos nos Pés, Braga, Abril 2018 – 2º Lugar com a coreografia Neoclássica “Luna Llena” em dueto com João Pedro Freitas.

Concurso Internacional de Bailado, Porto, 11, 12 e 13 de Maio 2018: Medalha de Ouro, categoria de Dueto Clássico “Dueto para Handell” / Medalha de Bronze, categoria de PAs de Deux “Pas de Deux Harlequinade” / Medalha de Bronze, categoria de Grupo Clássico “PAs de Quatre Swan Lake”

Nos últimos dois anos foi também admitida por audição e com bolsa de estudo nas seguintes escolas de ballet:

Royal Ballet School, Londres – Intensive Summer School, verão de 2016 e 2017

École de la Ópera National de Paris – Summer School em julho 2017

Bolshoi Ballet Academy – Summer Intensive Course no verão de 2017

American Ballet Theater (ABT) – Summer School no verão de 2017

Conservatório Privado de Portugal – Academia Annarella Sanchez – Curso de verão 2017

Companhia Instável – Campo de Férias 2017

Bolshoi Ballet Academy – Summer Intensive Course no verão de 2018 (3 Semanas)

Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez – Curso de verão 2018 (5 semanas)

EM FOCO

Populares