Estação de São Bento, no Porto, acolhe reconstituição do “Recontro” de Valdevez

A estação ferroviária de São Bento, no Porto, vai ser, na quinta-feira, o palco de uma recriação histórica “Recontro”, de Valdevez, com a participação de dezenas de figurantes.

O evento arranca pelas 17:00, na estação de comboios, com representantes de personagens como D. Afonso Henriques, Avonso VII, rei de Leão e Castela, e vários guardas e escudeiros, interpretando o momento, em 1141, no qual o primeiro rei português estabeleceu termos de paz com o primo espanhol, lançando as bases para a fundação do reino de Portugal.

A recriação deste momento histórico está ainda presente num painel de azulejos alusivo ao torneio, da autoria de Jorge Colaço, instalado em 1916 na estação, e que servirá de ‘pano de fundo’ para um momento que vai envolver dezenas de figurantes e estender-se por outras ruas da baixa portuense.

A iniciativa, promovida pela Câmara de Arcos de Valdevez, funcionará também como “uma bela homenagem ao artista”, apontam em comunicado, uma vez que a Infraestruturas de Portugal tem celebrado os 150 anos do nascimento de Colaço, e inclui, além da representação teatral, momentos de dança e música da época.

O evento portuense serve como “apresentação à recriação histórica do verdadeiro torneio de armas a cavalo”, reforçou a organização, sendo que a terceira edição do Torneio em Arcos de Valdevez, no Paço de Giela, decorre a 07 e 08 de julho.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Câmara da Feira entregou documentação relativa à empresa de Carlos Reis à PJ

Próximo Artigo

Operação Tutti Frutti: Câmaras de Famalicão, Cascais e Gaia também confirmam buscas

Artigos Relacionados
x