Câmara da Feira entregou documentação relativa à empresa de Carlos Reis à PJ

Câmara da feira entregou documentação relativa à empresa de carlos reis à pj
Europarque de Santa Maria da Feira Foto: Divulgação

A Câmara de Santa Maria da Feira confirmou hoje que a Polícia Judiciária realizou buscas nas instalações da autarquia, ficando na posse de documentação relativa à empresa que faz a manutenção dos jardins do centro de congressos Europarque.

“A Polícia Judiciária veio cá no âmbito de um processo do Ministério Público de Lisboa relativo à empresa que venceu o nosso concurso público para a manutenção dos espaços verdes do Europarque e demos-lhe toda a informação que nos pediu”, revelou à Lusa o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa.

Em causa está a firma AmbiGold e a alegada acusação de corrupção contra Carlos Eduardo Reis, que, segundo o autarca da Feira, será [do distrito] de Braga e “é um dos sócios da referida empresa”.

A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje cerca de 70 buscas, incluindo a autarquias, sociedades e instalações partidárias, no continente e no arquipélago dos Açores, segundo a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), adiantando estarem em causa crimes económicos, como corrupção. No âmbito deste inquérito investigam-se crimes de corrupção passiva, tráfico de influência, participação económica em negócio e financiamento proibido.

Entre a documentação entregue à Judiciária inclui-se todo o processo do concurso público realizado em 2016 e também informação relativa ao contrato que permitiu à AmbiGold iniciar a prestação de serviços no Europarque no arranque de 2017.

“Eu nem sequer conheço o senhor a que a investigação se refere porque todo o processo foi conduzido pelos serviços jurídicos da Câmara, mas não temos nada a esconder e estamos disponíveis para ceder ao Ministério Público tudo de que precisar”, garante Emídio Sousa.

Quanto ao desempenho da AmbiGold na gestão dos extensos jardins e lagos do Europarque, o presidente da Câmara da Feira afirma: “Isso passa mais pela supervisão da empresa municipal Feira Viva, mas acho que não temos motivo de queixa”.

Contactado pela Lusa, o diretor-geral da Feira Viva confirma: “Os jardins tiveram uma evolução bastante positiva desde que a empresa começou a trabalhar neles”.

“Tem sido sempre em regime de outsourcing, mas isso foi uma mais-valia significativa para toda a envolvente do centro de congressos, que estava bastante degradada antes de a Feira Viva assumir a gestão do Europaque”.

Contactada a sede da AmbiGold, em Barcelos, as chamadas não foram atendidas.

Câmara da feira entregou documentação relativa à empresa de carlos reis à pj
MAIS: Barcelos – Carlos Reis no centro de mega-operação de buscas da PJ a nível nacional

A notícia da realização desta operação foi adiantada pela edição ‘online’ da revista Sábado que, entretanto, enumerou um conjunto de autarquias que foram alvo de buscas, incluindo a Câmara de Santa Maria da Feira.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Esposende confirma buscas da pj e lamenta ter sido associada à operação "tutti frutti"

Esposende confirma buscas da PJ e lamenta ter sido associada à operação "Tutti Frutti"

Próximo Artigo
Estação de são bento, no porto, acolhe reconstituição do "recontro" de valdevez

Estação de São Bento, no Porto, acolhe reconstituição do "Recontro" de Valdevez

Artigos Relacionados