Seguir o O MINHO

Ave

Vizela quer distribuir “Eco Pontas” e “Papa chicletes” por vários pontos do concelho

Orçamento Participativo Jovem

em

Foto: Facebook de Laboratório da Paisagem

Vizela apresentou, esta quarta-feira, a edição 2020 do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e exibiu os primeiros “Eco Pontas” e “Papa Chicletes”, vencedores de 2019 destinados a colocar pontas de cigarros e pastilhas elásticas, que a câmara quer espalhar pelo concelho.

Segundo o presidente da câmara, Vítor Hugo Salgado, os dois primeiros exemplares do “Eco Pontas” e do “Papa Chicletes” terão réplicas distribuídas por vários pontos do concelho. As duas propostas integravam o projeto “Eco Vizela”, que foi o vencedor do Orçamento Participativo Jovem, no ano passado.

O autarca referiu ser intenção do município que os novos dispositivos sejam instalados junto aos “Eco Dogs”, objetos destinados ao depósito de dejetos de cães.

Esta quarta-feira foi também recordado o projeto que ganhou em 2018 e que permitiu criar uma “Rádio Escola Online”.

Os 15 mil euros previstos no OPJ permitiram adquirir equipamentos para equipar aquela rádio, permitindo aos alunos de dois agrupamentos escolares o contacto com aquele meio de comunicação social, que recebe regularmente a visita de profissionais da área para troca de experiências.

Face ao sucesso das edições anteriores, Vítor Hugo Salgado disse, esta quarta-feira, à Lusa esperar uma grande adesão dos jovens ao OPJ, recordando que desde 2017 tem crescido o número de propostas a concurso e de pessoas que votam para escolher o projeto vencedor. No ano passado, votaram 620 pessoas.

O presidente da câmara assinala a importância do OPJ, por promover a participação ativa dos jovens, “ajudando assim a construir a democracia” e concretizar “projeto pensados pelos mais novos”.

Populares