Seguir o O MINHO

Braga

Variações, Gualdim Pais e Sá de Miranda. Três vultos de Amares “eternizados” em mural

Obra inaugurada na Praça do Comércio

em

Foto: CM Amares

A obra “Geira”, de Juan Domingues, eterniza as figuras de António Variações, Gualdim Pais e Sá de Miranda em Amares, três “vultos” do concelho. A obra foi recentemente inaugurada na Galeria de Artes e Ofícios, na Praça do Comércio.

Juan Domingues decidiu batizar a pintura com o nome a “A Geira” por ter descoberto uma conexão entre as caraterísticas do caminho da Geira e o próprio processo criativo. “Vim a descobrir que este caminho se juntava de uma forma poética ao processo criativo, que também acaba por ser um caminho, uma viagem, e os caminhos também são sinuosos e têm caraterísticas de criar problemáticas tal como o exercício de criar nesta escala me criou. E os ritmos todos, essas paragens, essa reflexão, sobre essas caraterísticas para mim foi quase esse caminho da Geira”, explicou o artista, citado numa nota da autarquia.

O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, felicitou o artista plástico pelo resultado final, numa praça que sofreu recentemente uma intervenção.

“Esta obra homenageia três vultos do concelho. Fiquei agradavelmente surpreendido com o resultado final. Porventura é uma ideia que podemos replicar, aproveitando outros espaços deste edifício para ter outras expressões artísticas que deem vida a este local”, refere o autarca.

A obra foi inaugurada o dia de Santo António, data em que se assinala também o aniversário da morte de António Variações.

Populares