Seguir o O MINHO

Braga

Universidades. Ana Paula Macedo toma posse da presidência da Escola Superior de Enfermagem da UMinho

em

Ana Paula Macedo

A professora Ana Paula Macedo toma posse esta quinta-feira, dia 19, às 09:30 horas, como presidente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (ESE). A cerimónia de investidura conta com a presença do reitor António M. Cunha e decorre no auditório da ESE, no campus de Gualtar, em Braga. Para o triénio 2017/2020, Ana Paula Macedo terá como vice-presidentes os docentes Goreti Mendes, João Cainé e Simão Vilaça.

Ana Paula Macedo é licenciada em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Católica, doutorada em Educação na área de Conhecimento de Organização e Administração Escolar pala UMinho e pós-doutorada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, tendo apresentado o trabalho “Modelos de gestão e práticas profissionais de educação e formação dos enfermeiros em uma unidade de cuidados intensivos do Brasil”.

Professora da ESE há 20 anos, já coordenou diversas unidades curriculares, pós-graduações e projetos de investigação. Em 2015, venceu o prémio “Droesbeke Caring Award”, da Associação Internacional do Cuidar Humano (EUA), pelo estudo “Dimensões do Cuidar na Organização Hospitalar: a Perspetiva dos Enfermeiros”, desenvolvido em parceria com o Hospital de Braga. Faz parte da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação e do Fórum Português de Administração Educacional. É autora de meia centena de artigos científicos, sete capítulos de livros e um livro, intitulado “Supervisão em Enfermagem: Construir as Interfaces entre a Escola e o Hospital”.

A ESE-UMinho é considerada uma referência no ensino da Enfermagem, tendo já sido premiada pelo Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa, pela Organização das Américas para a Excelência Educativa e pelo Município de Braga. Conta com 437 alunos e 44 docentes e investigadores.

A unidade politécnica foi criada em 1912 sob a dependência da Santa Casa da Misericórdia de Braga, com o nome Escola de Enfermagem do Hospital de São Marcos, que mais tarde passou a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Braga, até ser integrada na UMinho em 2004. A sua oferta educativa inclui a licenciatura em Enfermagem, que teve a melhor média de ingresso a nível nacional, além de mestrados, pós-graduações, pós-licenciaturas e cursos de curta duração. O ensino baseia-se na “elevada qualidade, exigência, rigor” e na “promoção do desenvolvimento científico, técnico, cultural e ético dos estudantes”.

Populares