Seguir o O MINHO

Futebol

SC Braga vence de goleada na estreia de Artur Jorge

30.ª jornada

em

O SC Braga regressou hoje aos triunfos, batendo folgadamente o já despromovido Desportivo das Aves por 4-0, na 30.ª jornada da I Liga de futebol, no jogo de estreia de Artur Jorge como treinador interino.


Depois de uma primeira parte ‘cinzenta’ dos bracarenses, os golos surgiram só no segundo tempo, por Rui Fonte (49 minutos), Ricardo Horta (54), Abel Ruiz (83) e Paulinho (90+3). O Sporting de Braga coloca-se a dois pontos do Sporting, que apenas joga na segunda-feira, fora, com o Moreirense.

Os segundos 45 minutos foram bem melhores por parte dos ‘arsenalistas’, que voltaram às vitórias após o desaire da jornada anterior, em Vila do Conde, diante do Rio Ave (4-3), que ditou a saída de Custódio Castro do comando técnico.

Na estreia como treinador interino, Artur Jorge apresentou a equipa num sistema tático 4x4x2, com a novidade de colocar Rui Fonte ao lado de Paulinho na frente de ataque.

Já o Desportivo das Aves, alinhando num sistema com três defesas, somou a 24.ª derrota no campeonato, tendo este sido o 11.º jogo seguido sem vencer (o último triunfo foi obtido em casa do Marítimo, em 02 de fevereiro).

Os avenses até entraram ‘atrevidos’ e, logo aos seis minutos, estiveram muito perto de inaugurar o marcador: livre de Afonso Figueiredo e cabeceamento de Diakhité ao poste.

Aos 12 minutos, Bruno Morais falhou por pouco o desvio e, na sequência do canto, Diakhité cabeceou ligeiramente por cima.

O Braga foi, lentamente, tomando conta do jogo e, aos 16 minutos, um grande passe de André Horta isolou Rui Fonte, mas Aflalo, com uma rápida mancha, impediu o golo.

Apesar de algumas ameaças, o futebol bracarense era muito ‘mastigado’ e lento, mas, no segundo tempo, já com o jovem Fabiano no lugar de Diogo Viana, o SC Braga subiu muito de produção e chegou cedo ao golo, com um cabeceamento de Rui Fonte, após canto da direita de Trincão.

Cinco minutos depois, numa jogada iniciada por Fabiano, Paulinho assistiu Ricardo Horta que, com um remate rasteiro, de primeira, dilatou a vantagem.

O Desportivo das Aves ‘desapareceu’ no segundo tempo e só respondeu aos 75 minutos, com um remate perigoso de Mohammadi, mas seria o Braga a voltar a marcar, com Abel Ruiz a concluir uma boa jogada de envolvimento, com assistência de calcanhar de Paulinho, que fecharia o marcador, já nos descontos.

Em grande destaque, a ‘sociedade’ Ricardo Horta/Paulinho é responsável por 43 golos (21/22) dos bracarenses esta época, em todas as competições.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Desportivo das Aves, 4-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Rui Fonte, 49 minutos.

2-0, Ricardo Horta, 54.

3-0, Abel Ruiz, 83.

4-0, Paulinho, 90+3.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Diogo Viana (Fabiano, 46), Bruno Viana, David Carmo (Raul Silva, 74), Pedro Amador, Trincão, Palhinha, André Horta (João Novais, 87), Ricardo Horta (Sanca, 89), Rui Fonte (Abel Ruiz, 74) e Paulinho.

(Suplentes: Tiago Sá, Fabiano, Bruno Wilson, Raul Silva, Samuel, João Novais, Abel Ruiz, Sanca e Galeno).

Treinador: Artur Jorge.

– Desportivo das Aves: Aflalo, Bruno Morais, Diakhité, Mangas, Kevin Yamga (Kelvin Boateng, 84), Mohammadi, Estrela (Macedo, 69), Falcão, Afonso Figueiredo (Banjaqui, 69), Reko e Pedro Soares (Varela, 84).

(Suplentes: Fábio Szymonek, Ruben Oliveira, Jaílson, Kelvin Boateng, Banjaqui, Macedo, Buatu, Varela e Cláudio Tavares).

Treinador: Nuno Manta Santos.

Árbitro: Manuel Mota (Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Mangas (52), Ricardo Horta (78).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Anúncio

Futebol

Gil Vicente contrata avançado ao Wolverhampton

Futebol

em

Foto: DR (Arquivo)

O avançado português Boubacar Hanne assinou por três temporadas com o Gil Vicente, abandonando a equipa sub-23 dos ingleses do Wolverhampton, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol.

“O futuro é agora. Boubacar Hanne junta-se aos gilistas unidos!”, lê-se numa nota publicada pela formação de Barcelos nas redes sociais.

O extremo, de 21 anos, formou-se em Paços de Ferreira e integrou os quadros do Wolverhampton nas últimas três épocas – tendo evoluído um ano ao serviço dos espanhóis do Jumilla -, mas sem nunca se estrear pela formação de Nuno Espírito Santo.

Boubacar Hanne é o terceiro reforço anunciado pelos minhotos, que oficializaram na quinta-feira a chegada dos médios Antoine Léautey, recrutado aos franceses do Chamois Niortais, e Kanya Fujimoto, emprestado pelos japoneses do Tokyo Verdy.

O Gil Vicente oficializou o treinador Rui Almeida como sucessor de Vítor Oliveira, que conduziu os ‘galos’ a uma campanha tranquila na I Liga em 2019/20, culminada na 10.ª posição, com 43 pontos, 10 acima da zona de despromoção, numa época marcada pelo regresso administrativo à elite, a partir do Campeonato de Portugal, após o ‘caso Mateus’.

Continuar a ler

Futebol

Liga dos Campeões retomada 149 dias depois, com Lisboa no ‘horizonte’

Futebol

em

Foto: Twitter / UEFA

A Liga dos Campeões de futebol é hoje retomada, quase cinco meses depois da suspensão, devido à pandemia de covid-19, com Juventus, Lyon, Manchester City e Real Madrid a lutarem por duas vagas na fase final, em Lisboa.

Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado em 11 de março, a prova ‘milionária’ está de regresso ao fim de 149 dias de ausência, com dois jogos da segunda mão dos ‘oitavos’: Juventus-Lyon e Manchester City-Real Madrid, ambos às 20:00 (hora de Lisboa).

Recém-consagrada campeã italiana pelo nono ano seguido, a Juventus, do português Cristiano Ronaldo, entra em desvantagem no duelo, depois de Lucas Tousart ter anotado o único tento da vitória da formação francesa, por 1-0, em 26 de fevereiro.

Nesse mesmo dia, o Manchester City, dos portugueses Bernardo Silva e João Cancelo, bateu por 2-1 o Real Madrid, com Kevin de Bruyne e Gabriel Jesus a darem a volta ao golo inaugural de Isco.

Os vencedores destas duas eliminatórias vão defrontar-se nos quartos de final da Liga dos Campeões, em 15 de agosto, no Estádio de Alvalade, que vai acolher os jogos da fase final da prova, juntamente com o Estádio da Luz.

Na inédita ‘final a oito’ da principal competição europeia de clubes estão já Atalanta, Leipzig, Atlético de Madrid e Paris Saint-Germain, que superaram Valência, Tottenham, o campeão europeu Liverpool e o Borussia Dortmund, respetivamente, nos oitavos de final.

No sábado, ficará definido todo o quadro dos quartos de final, depois dos encontros Bayern de Munique-Chelsea (3-0, na primeira mão) e FC Barcelona-Nápoles (1-1).

Continuar a ler

Futebol

Famalicão contrata jovem defesa central ao Benfica

Futebol

em

Foto: SL Benfica (Arquivo)

O Famalicão contratou o jovem defesa central Alexandre Penetra, internacional por Portugal nas categorias de sub-15, sub-16 e sub-18, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol.

“É muito prestigiante iniciar o meu trajeto enquanto sénior no FC Famalicão. É reconhecidamente uma equipa que disponibiliza todas as condições para os jovens jogadores se valorizarem no futebol português”, regozijou-se o futebolista, de 18 anos.

O atleta, que se revelou “ansioso” para poder iniciar os trabalhos no seu novo clube, desvinculou-se do Benfica, cujos escalões jovens tinha representado nas últimas seis épocas.

Alexandre Penetra começou a carreira na Escola de Futebol os Pestinhas, depois representou a Casa do Benfica de Viseu e daí transferiu-se para as ‘águias’.

Continuar a ler

Populares