Seguir o O MINHO

Póvoa de Lanhoso

Santuário em Póvoa de Lanhoso em classificação como conjunto de interesse público

em

O processo de classificação do Santuário de Nossa Senhora do Porto de Ave, em Taíde, Póvoa de Lanhoso, como conjunto de interesse público entrou em fase de consulta pública, foi hoje divulgado.

Em anúncio publicado em Diário da República, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) refere a consulta pública decorre durante 30 dias, devendo os interessados apresentar as suas observações junto da Direção Regional de Cultura do Norte.

Posteriormente, a proposta de classificação será enviada para o ministro da Cultura.

O Santuário de Nossa Senhora do Porto de Ave é constituído por uma igreja, que engloba um museu de arte sacra popular, e por uma via-sacra com capelas dedicadas a episódios da vida de Nossa Senhora.

Tem ainda outros edifícios, originalmente de apoio aos peregrinos.

No século XVIII (1740), foi construído um oratório, tendo mais tarde D. José de Bragança construído o santuário, provido de uma escadaria.

Por carta régia de 14 de abril de 1874, foi elevado à categoria de Santuário Real.

O interior da nave apresenta um revestimento de azulejos joaninos do século XVIII, azuis e brancos, descrevendo cenas da vida de Nossa Senhora e do nascimento de Jesus.

A talha dourada reveste os altares de arte barroca.

Anúncio

Braga

Centenária da Póvoa de Lanhoso soprou 101 velas

Augusta Faria nasceu a 10 de fevereiro de 1919

em

Foto: Divulgação / SCMPL

Augusta Anjos Faria, utente da Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de Póvoa do Lanhoso, comemorou hoje o 101.º aniversário.

“Nesta comemoração realizou-se um almoço, onde a aniversariante muito bem disposta e atenta a tudo o que se passava à sua volta, que juntou no refeitório dezenas de pessoas, num convívio cheia de alegria e boa disposição pelo facto de ter alcançado os 101 anos de vida”, conta a Misericórdia numa nota enviada a O MINHO.

Foto: Divulgação / SCMPL

Após o almoço, utentes, dirigentes e funcionários da instituição cantaram os parabéns e brindaram à saúde da aniversariante.

Augusta dos Anjos Faria nasceu no dia 10 de fevereiro de 1919, na freguesia de Verim, no concelho de Póvoa de Lanhoso.

Sendo a mais velha de três irmãs, desde pequena ajudava os pais nos campos e frequentava a igreja, tendo feito parte do movimento Católico – Jocista.

Mais tarde, serviu a família Matos das Casas Novas de Verim, ora em Grândola, no Alentejo, ora em Verim.

Foto: Divulgação / SCMPL

“Não casou, não teve filhos, mas levou uma vida de dedicação ao próximo. Ajudou as irmãs, os sobrinhos e os primos. Uma pessoa querida por toda a família e pela comunidade”, conta a mesma fonte.

Ingressou no Lar de São José em 02 de Março de 2005, por vontade própria, “por considerar que a agilidade se vai perdendo, mas mesmo assim disposta a colaborar no que fosse preciso”.

Continuar a ler

Braga

Em Garfe, na Póvoa de Lanhoso, em cada lugar há um presépio

Exposição de coleção particular, com 2.577 presépios, é outra atração. Selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, será um dos visitantes da 18.ª edição

em

Foto: Divulgação / CM Póvoa de Lanhoso (2017)

“Quadros alusivos à história da região e da vida campestre, em comunhão com o espírito festivo”. As gentes de Garfe, no concelho de Póvoa de Lanhoso, voltam, este ano, a apresentar cerca de duas dezenas de presépios, espalhados pelos vários lugares da aldeia e elaborados pelos respetivos moradores.

No calendário da iniciativa, que vai na sua 18.ª edição, é também destaque a exposição com os 2.577 presépios da coleção particular do padre Luís Fernandes Peixoto, cuja abertura está marcada para o próximo domingo, 15 de dezembro.

Nesse mesmo dia, o programa de “Garfe, Aldeia dos Presépios”, que inclui a celebração de eucaristias junto de alguns dos presépios, irá receber a visita do selecionador nacional de futebol. Fernando Santos irá marcar presença na missa.

Nos domingos seguintes, destaque para A tarde de Fado, com Ana Gomes e João Pedro Aves (22 de dezembro), a atuação da Tuna Académica Estudantina de Braga (29 de dezembro) e o Encontro de Reis (05 de janeiro), que terão lugar na Igreja Paroquial de Garfe.

“Garfe, Aldeias dos Presépios” está integrada no programa “Póvoa de Natal 2019”, apresentado na semana passada, que inclui, ainda, a “Aldeia de Natal”, no Diverlanhoso, entre outras iniciativas.

Continuar a ler

Póvoa de Lanhoso

PSD condenado por adaptar “Despacito” na campanha eleitoral de 2017 na Póvoa de Lanhoso

Tribunal já recusou os argumentos do partido

em

Foto: DR/Arquivo

O PSD foi condenado em 10 mil euros pelo uso indevido do tema “Despacito”, do cantor porto-riquenho Luis Fonsi, na campanha eleitoral da candidatura de Avelino Silva na Póvoa de Lanhoso de 2017.

O PS de Vila Pouca de Aguiar também recebeu a mesma condenação. Os partidos vão pagar um total de 20 mil euros à Sociedade Portuguesa de Autores.

Os dois partidos tentaram descartar responsabilidade por serem candidaturas municipais, no entanto, as decisões do Tribunal da Propriedade Intelectual e o Tribunal da Relação de Lisboa recusaram os argumentos.

Segunda a TSF, o PSD respondeu que a estratégia de campanha é definida a nível local e que até chamou a atenção dos responsáveis concelhios para a “necessidade do escrupuloso cumprimento do regime de direitos de autor”.

Continuar a ler

Populares