Seguir o O MINHO

Barcelos

Ruas de Barcelos iluminadas para o Natal

Natal

em

Foto: CM Barcelos

As ruas de Barcelos já estão iluminadas para o período de Natal e Ano Novo. O ‘acender’ das luzes ocorreu ao final da tarde desta sexta-feira, com Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara, a ligar o interruptor.


Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

“Apesar das restrições impostas pela atual situação de calamidade e, eventualmente, por uma posterior declaração do estado de emergência, a Câmara Municipal não quis deixar de cumprir uma das tradições da época natalícia, iluminando as ruas da cidade com motivos decorativos alusivos a esta quadra”, escreveu a autarquia em nota enviada à imprensa.

“Desta forma, procura-se chamar o público a percorrer os espaços da cidade e a usufruir do encanto e da magia de Natal, proporcionados pela iluminação decorativa, e a incentivar à realização das compras no comércio local, mais ainda nas circunstâncias difíceis que o comércio e serviços atravessam devido à pandemia de covid-19”, refere a mesma nota.

A instalação da iluminação resulta da celebração de um contrato com a entidade “Bernardino Castro – Serviços Festivos, Lda”, pelo valor de 68.601,00 euros, acrescido de IVA, e decorre no mesmo espaço do ano passado, estendendo-se a outras ruas da cidade.

Anúncio

Barcelos

Camião tomba em rotunda em Barcelos

Acidente

em

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Um camião tombou, na manhã desta segunda-feira, na rotunda junto da Central de Camionagem, em Arcozelo, no concelho de Barcelos.

Ao fazer a rotunda, em circunstâncias por apurar, veículo pesado acabou por virar.

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Ao que O MINHO apurou, não haverá feridos a registar.

Os Bombeiros de Barcelos foram acionados para fazer a limpeza da via por volta das 09:30.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Barcelos

Mulher dorme há vários dias dentro do carro à porta da esquadra da PSP de Barcelos

Viatura foi bloqueada e Carla Moreira não tem como pagar a multa

em

Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

Carla Moreira dorme há já vários dias dentro do seu carro, que está estacionado em frente à esquadra da PSP de Barcelos. O Fiat Punto comercial foi rebocado por mau estacionamento na passada quinta-feira e, uma vez que não tem como pagar a multa, a mulher de 27 anos tem dormido no seu interior, em frente à esquadra, onde o automóvel permanece bloqueado. Em declarações a O MINHO, a jovem, do concelho de Barcelos, afirma ser vítima de violência por parte de “ex-familiares” e que o seu caso tem sido acompanhado pela Segurança Social.

Carla Moreira conta a O MINHO que vivia num quarto num apartamento na cidade, para o qual fora encaminhada pela Segurança Social, do qual foi despejada na passada quarta-feira de manhã. “Não me enviaram notificação prévia, não tinham motivo nenhum”, afirma, prometendo apresentar queixa contra “as pessoas” que a desalojaram.

Carro está bloqueado desde quinta-feira na esquadra da PSP de Barcelos. Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

Nessa noite dormiu numa pensão da cidade, tendo deixado o carro estacionado no Campo da República, onde todas as semanas se realiza a Feira de Barcelos. Assim, no dia seguinte de manhã, foi rebocado e levado para o parque de estacionamento da PSP, à porta da esquadra, onde permanece bloqueado. Para desbloquear o carro são pelo menos “90 euros” – além da multa tem que pagar o reboque – e a cada dia que passa o valor aumenta em “25 euros”.

Carla Moreira dorme no seu Fiat Punto há vários dias. Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

Desde então, Carla Moreira tem dormido dentro da viatura. “Estas últimas noites foram terríveis”, relata. “Houve uma noite em que choveu. Não tenho qualquer higiene, qualquer privacidade, nem liberdade. Durmo constantemente cheia de dores corporais, tenho uma grande infeção nos dentes, coloco algodão, mas quando o tempo arrefece as dores voltam. O conforto é nulo dentro do carro”, reforça.

A higiene pessoal é feita em casas de banho públicas. Desempregada – apesar de ter “o nível 4 concluído com 19 valores” – vai-se alimentando das poupanças que se vão esfumando. Vai enganando o estômago com sandes. “A fome é demasiada há mais de cinco anos e nestes últimos oito meses tem-se agravado”, conta.

Carla Moreira não tem como pagar para desbloquear o carro. Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

Carla Moreira, que se queixa de violência doméstica por parte de “ex-familiares”, sem especificar, e de há mais de cinco anos não receber “qualquer valor”, considera que as instituições já “deviam ter tomado a atitude de [lhe] arranjar um alojamento definitivo”. Para já, o seu Fiat Punto é a sua casa.

Continuar a ler

Barcelos

Ladrões sequestram idoso e mulher em assalto a residência em Barcelos

Várzea

em

Um idoso de 70 anos e uma mulher de 50 foram sequestrados, na manhã desta sexta-feira, na sequência de um assalto na freguesia da Várzea, em Barcelos.

Ao que O MINHO apurou, três indivíduos entraram na residência e amarraram as vítimas – o idoso e a cuidadora deste – no sótão para roubarem dinheiro e uma viatura.

Os assaltantes colocaram-se de seguida em fuga.

A GNR de Barcelos fez as primeiras diligências no local.

A investigação foi entregue à Polícia Judiciária.

Continuar a ler

Populares