Seguir o O MINHO

Alto Minho

Ponte de Lima: Salvato Trigo deixa de ser reitor da Universidade Fernando Pessoa

Antigo presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima

em

Foto: DR / Arquivo

Salvato Trigo, antigo presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima (entre 2013 e 2017), deixou de ser o reitor da Universidade Fernando Pessoa, tendo sido substituído pelo professor de Economia Álvaro do Nascimento, que tomou posse em 01 de março.

Contudo, de acordo com o jornal Público, Salvato Trigo continua a presidir ao conselho de administração da Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, a entidade instituidora da universidade.

O mandato do novo reitor tem a duração de três anos.

Álvaro do Nascimento tinha sido designado para o cargo pelo conselho de administração liderado por Salvato Trigo a 25 de Agosto do ano passado, mas só agora, sete meses depois, tomou posse.

Recorde-se que Salvato Trigo foi condenado por ter desviado cerca de dois milhões de euros da fundação que detém a Universidade Fernando Pessoa, da qual era reitor.

Foi condenado a 13 meses de pena suspensa.

A empresa através da qual terá feito o desvio de dinheiro – ERASMO – foi obrigada a pagar ao Estado 2.043.880 euros.

Salvato Trigo nasceu em Estorãos, Ponte de Lima, em 1948. Antigo militante do PSD, foi cabeça de lista à Assembleia Municipal naquele concelho do Alto Minho em 2013, pelo CDS – antes foi mandatário das candidaturas presidenciais de Mário Soares e Jorge Sampaio, do PS.

Populares