Seguir o O MINHO

Braga

Pais revoltados com tempo de espera na urgência pediátrica do Hospital de Braga

PSP foi chamada ao local

em

Foto: O MINHO

Os protestos dos pais de crianças, devido ao tempo de espera na urgência pediátrica do Hospital de Braga, levaram a que a PSP tivesse sido chamada ao local, este domingo, escreve o Jornal de Notícias na sua edição online.

O “muito tempo” a que algumas crianças foram sujeitas até serem atendidas – “[houve quem esperasse] cerca de oito horas”, disse um pai ao jornal – obrigou a que algumas tivessem de voltar à triagem, para receber medicação, e a que, outras e os pais, tivessem que se alimentar no local – “nas máquinas” – num ambiente em que, é relatado, se encontravam bebés de meses, “cheios de febre, a berrar”.

Foto: O MINHO

A situação de “desespero” levou a que, a dada altura, alguns dos pais ali presentes protestassem. Outros, de acordo com os mesmos relatos, abandonaram a sala de espera antes que fossem atendidos, procurando, inclusivamente, resposta num hospital privado.

Os agentes chamados ao hospital mantiveram-se no local até a situação acalmar, confirmou a O MINHO fonte da PSP.

Hospital de Braga explica

Em resposta, o Hospital de Braga justifica a situação com o registo de picos de maior afluência em determinados períodos, num dia que, diz, foi atípico em termos de afluência de doentes emergentes (vermelhos) e muito urgentes (laranjas) ao Serviço de Urgência Pediátrico.

“Neste dia, registou-se um aumento de 77% nestes atendimentos face à média diária do mês janeiro”, refere, acrescentando que “nestas situações, os tempos de espera para atendimento de casos triados como menos urgentes (verdes/azuis) podem registar um aumento significativo”.

Acrescenta, ainda, que, desde o início da ativação do Plano de Contingência, foram implementadas várias medidas, incluindo reforço de recursos humanos.

“De sublinhar que, diariamente, os profissionais do Hospital de Braga desenvolvem esforços contínuos para prestar uma resposta atempada às solicitações da população”, ressalva aquele hospital.

Sobre a chamada da PSP, a mesma fonte confirma que a mesma foi feita pelos seguranças do hospital, “uma prática habitual neste tipo de situações”.

Notícia atualizada às 17h06 com resposta do Hospital de Braga.

Anúncio

Braga

Dois feridos após despiste em viaduto em Braga

EN 14

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um acidente rodoviário na Estrada Nacional (EN) 14, sentido Braga-Famalicão, à entrada de Priscos, provocou dois feridos, apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros.

O alerta foi dado cerca das 23:20, mobilizando duas viaturas de desencarceramento e três ambulâncias de Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Braga e duas VMER (Famalicão e Guimarães).

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Ao que apurámos, existem dois feridos: uma mulher, com ferimentos considerados ligeiros, e um homem, o condutor, que “requer alguns cuidados”. Ambos serão jovens.

A vítima do sexo feminino foi alvo de desencarceramento manual, já o condutor conseguiu sair da viatura pelos próprios meios.

O carro terá entrado em despiste na EN 14, entre Vimieiro e Priscos, embatendo na proteção lateral do tabuleiro do viaduto da A3.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

As circunstâncias em que o despiste ocorreu estão ainda por apurar.

As vítimas foram transportadas para o Hospital de Braga.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A GNR de Braga registou a ocorrência.

(notícia atualizada às 01h12)

Continuar a ler

Braga

Braga vota novo regulamento para venda da Confiança

Na próxima segunda-feira

em

Foto: Sérgio Freitas / CM Braga

A reunião pública do Executivo Municipal que terá lugar na segunda-feira, dia 24 de Fevereiro, pelas 09:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho vai debater, entre outros assuntos, um novo regulamento para a hasta pública de venda por 3,65 milhões de euros, do prédio da antiga fábrica Confiança.

O novo regulamento prevê que as propostas sejam entregues em carta fechada, para serem, depois, abertas, em sessão a realizar a 11 de março. A hasta pública realizada há dias ficou vazia, por falta de licitadores.

Na reunião de vereadores estarão, ainda, em análise, entre outros assuntos, a aquisição de serviço para a implementação do projecto “Pisa para as Escolas”, contratos interadministrativos de delegação de competências para diversas freguesias e a retificação do protocolo celebrado entre o Município e o Clube de Caçadores de Braga.

Continuar a ler

Braga

Jovem detido com pistola no centro de Braga, em pleno dia

Travessa dos Congregados

em

Foto: Divulgação / PSP

Um jovem de 24 anos foi detido na Travessa dos Congregados, em Braga, na posse de uma arma de fogo ilegal, adiantou a PSP de Braga.

O jovem foi intercetado pelos agentes da autoridade, pelas 17:30, no decorrer de uma ação de fiscalização policial.

A pistola e o carregador foram apreendidos tendo o suspeito sido notificado para comparecer nos Serviços do Ministério Público, junto do Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

 

 

 

Continuar a ler

Populares