Seguir o O MINHO

Barcelos

Barcelos recebe Festival de teatro internacional até ao final do mês

“Una donna sola” é a peça que marca a abertura, hoje, do evento

em

Foto: Divulgação

A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, em colaboração com a Câmara Municipal de Barcelos, organiza durante o mês de março o FESTIBA, o Festival de Teatro Internacional de Barcelos.

Os espetáculos – dedicados ao público infantil, adulto e toda a família até 31 de março, no Theatro Gil Vicente, pelas 16:00 aos domingos e pelas 21:30 nos restantes dias.

O FESTIBA rege-se não só pela participação de grupos internacionais, mas também pela apresentação de dramaturgias estrangeiras, deixando sempre espaço para o que é português.

Uma linha de programação pensada para o público, com o objetivo de promover o interesse pelo teatro nas suas mais diversas variantes e a abertura a linguagens e culturas teatrais diferentes.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher e abrir as honras do FESTIBA, dia 8 de março, o Teatro das Beiras apresentará Una donna sola. O texto de Franca Rame e do Prémio Nobel Dario Fo leva o espectador a uma reflexão divertida sobre a condição feminina e a relação mulher/homem.

No dia 10 de março, o teatro pertence aos mais novos, com Bzzzoira moira do Teatro e Marionetas de Mandrágora. Trata-se de um espetáculo com marionetas inspirado num conto popular do norte do país, com mouras encantadas e seres fantásticos.

16 de março é a vez d’A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos levar a palco Menina Júlia, um texto do escritor sueco August Strindberg, um jogo de sedução e de poder levado ao limite.

No dia seguinte (17), No Encalce de Ideias promete divertir com Eu sou o meu avô, um espetáculo em que a plateia participa ativamente na peça. A Companhia de Teatro de Braga estará presente no dia 23 de março com um texto pertencente ao realismo alemão: Concerto “à la Carte”. Mais uma vez a vida da mulher está no centro de um espetáculo. É a vida de uma mulher comum, o casamento e o trabalho representados de forma real e concreta.

A 24 e 27 de março, A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos está de volta para a estreia de Pinóquio, o tradicional conto italiano do menino de madeira, representado com marionetas e, no Dia Internacional do Teatro, com o divertido e fantasioso espetáculo de Nikolai Gogol, O Nariz.

Desde Pádua (Itália), o Teatro Fuori Rotta apresenta dia 29 um grande sucesso da dramaturgia contemporânea Italiana. Novecento, de Alessandro Baricco, conta-nos de uma vida passada dentro de um navio, um músico estupendo e de uma amizade sincera.

Para encerrar o festival, dia 31 de março, o Teatro de Balugas apresenta Pão Nosso, espetáculo vencedor do Festival de Teatro Popular de Barcelos 2018 que promete trazer a palco o ciclo do pão através de memórias, cantigas, ladainhas e ofícios.

O FESTIBA rege-se não só pela participação de grupos internacionais, mas também pela apresentação de dramaturgias estrangeiras, deixando sempre espaço para o que é português.

Uma linha de programação pensada para o público, com o objetivo de promover o interesse pelo teatro nas suas mais diversas variantes e a abertura a linguagens e culturas teatrais diferentes.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita limitada à lotação da sala. Reservas podem ser efetuadas na bilheteira do Theatro Gil Vicente, através do email [email protected] ou do telefone 253 809 694.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Barcelos

IPCA de Barcelos entrega cartas de cursos a alunos finalistas

Grupo de fados abre cerimónia, tuna mista encarregue do encerramento

em

Foto: IPCA

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave entrega, hoje, pelas 15:00, as Cartas de Curso aos diplomados daquela unidade de ensino.

Este ano, a cerimónia é alargada aos diplomados dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, contando com a habitual presença dos diplomados dos cursos de Licenciatura e Mestrado.

A sessão decorre no edifício da Cantina do IPCA e conta com intervenções do presidente do Conselho Geral do IPCA, Pedro Fraga, do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, da presidente da Associação Académica, Sara Ferreira e da presidente do IPCA, Maria José Fernandes.

A abertura da cerimónia está a cargo do Grupo de Fados do IPCA e a fechar a sessão atua da Tuna Mista do IPCA.

Continuar a ler

Barcelos

Jovem que morreu ao cair de telhado de fábrica em Valongo é de Barcelos

Acidente de trabalho

em

Foto: Direitos Reservados

O jovem de 22 anos que morreu, esta quinta-feira, na sequência da queda do telhado de uma fábrica na Zona Industrial de Campo, em Valongo, distrito do Porto, é Nuno Vilaça, que residia em Barcelos.

A informação é avançada na edição impressa do Jornal de Notícias desta sexta-feira, que acrescenta que a vítima morava com a mãe e um irmão mais novo, após ter perdido o pai há alguns anos.

O jovem trabalhava na empresa barcelense Metaloadães, com sede na freguesia de Adães, e estaria a apertar chapas com outro trabalhador.

Após a tragédia, os colegas da empresa receberam apoio psicológico.

De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Valongo, o acidente aconteceu às 11:34 numa empresa de construção localizada no concelho.

O óbito foi declarado no local, acrescentou.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto referiu tratar-se de num acidente de trabalho.

No local estiveram elementos dos Bombeiros Voluntários de Valongo e da GNR, bem como uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação e uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos: Bordado de crivo de S. Miguel da Carreira mais perto da certificação

Depois do figurado e da olaria, esta será a terceira produção artesanal de Barcelos a conseguir a certificação

em

Foto: Feira de Barcelos

O processo de certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira, em Barcelos, “vai entrar na etapa final”, com as visitas técnicas às unidades de produção para verificar o cumprimento do caderno de especificações, anunciou hoje o município.

Em comunicado, a Câmara de Barcelos acrescenta que aquele bordado já está inscrito, desde junho de 2018, no Registo Nacional de Produções Certificadas, após a aprovação do respetivo caderno de especificações.

Depois do figurado e da olaria, esta será a terceira produção artesanal de Barcelos a conseguir a certificação.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares