Seguir o O MINHO

Guimarães

Guimarães é um dos primeiros concelhos a ter terceira geração do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Novo plano ficará em vigor até 2028

em

Foto: DR

A Câmara Municipal de Guimarães já obteve a aprovação da terceira geração do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Após consulta pública e aprovação em Assembleia Municipal, este plano ficará em vigor até 2028, sendo que o atual plano ainda vigora até 2020.

A vereadora responsável pela Proteção Civil, Sofia Ferreira, realçou o “trabalho de profundidade que o Município está a desenvolver na área da prevenção da floresta contra incêndios, sendo Guimarães um dos primeiros concelhos do país a avançar já com a terceira geração do PMDFCI”.

Sofia Ferreira destacou o trabalho técnico desenvolvido nesta área, assim como a “colaboração de todas as entidades e juntas de freguesias, sem poupar esforços, com a única preocupação de proteger a população e garantir a maior eficácia possível na defesa da nossa floresta”.

Entretanto, está em curso a campanha de prevenção de fogos florestais no sentido de alertar os Munícipes para os cuidados a ter com a limpeza dos terrenos, a decorrer até ao próximo dia 15.

A Câmara Municipal, entretanto, já está a proceder à limpeza das faixas de gestão de combustível de acordo com o referido Plano Municipal.

uatro freguesias do concelho são consideradas de 1.ª prioridade para a limpeza de terrenos, como prevenção para os incêndios florestais. São os casos de Gonça, Longos, e a UF de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia e UF de Leitões, Oleiros e Figueiredo.

EM FOCO

Populares