Seguir o O MINHO

Braga

Violino Stradivarius com 300 anos exposto em Braga

Instrumento foi construído em 1724 pelo mais famoso luthier do mundo

em

Foto: UMinho

O violino Stradivarius “Duque de Edimburgo” tem quase 300 anos e, do seu género, só há cerca de 500 no mundo, podendo o preço unitário chegar a vários milhões de euros.

O instrumento é o destaque das I Jornadas de Violino de Braga, que se realizam este sábado e domingo no Museu dos Biscainhos. A iniciativa é promovida pelo Departamento de Música da Universidade do Minho, em colaboração com o Município de Braga e a Sinfonietta de Braga.

“Aquele violino de 1724 foi construído pelo italiano Antonio Stradivari, talvez o luthier mais famoso, pela qualidade e pelo som dos seus exemplares. O “Duque de Edimburgo” vai integrar uma exposição das Jornadas, que inclui vários modelos da coleção privada Florian Leonhard. Os profissionais presentes são até desafiados a experimentar os violinos e os arcos em exibição”, refere a UMinho em comunicado.

As Jornadas, que têm o tema “Violinos lendários”, incluem ao longo do sábado aulas abertas com o belga-luso-americano Eliot Lawson e, às 19:00, um concerto da Orquestra de Cordas da UMinho, com os solistas Jessie Tortorice e Eliot Lawson e a direção de David Ramael. No domingo, às 11:30, há o recital de violino e piano “Lawson and Lawson”.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Braga

Farfetch abre vagas para estágios de 6 meses em Braga

E também no Porto e em Lisboa

em

Foto: Thiago Correia / O MINHO

A Farfetch, plataforma baseada em Portugal para o mercado da moda, abriu vagas para estágios no âmbito do programa “Plug-In”, em Braga, e também no Porto e em Lisboa, num total de 36, segundo um comunicado hoje divulgado.

Esta iniciativa, que vai já na quarta edição, conta com vagas disponíveis para recém-graduados nas áreas de Tecnologia (Information Systems, Security, Architecture, Infrastructure, Engineering) e Produto (Product Design, Back Office Products, Product General, Product Analytics, Product Data Science), revelou a empresa.

As candidaturas para o programa estão abertas até ao dia 30 de junho, adiantou a Farfetch.

“O programa terá a duração de seis meses, em contexto real de desenvolvimento de projetos, com um acompanhamento muito próximo de especialistas de diversas áreas” da empresa, lê-se na mesma nota.

Continuar a ler

Braga

Quatro detidos por furto num estabelecimento comercial em Braga

Dois homens e duas mulheres

em

Foto: DR/Arquivo

A PSP deteve na madrugada de hoje, em Braga, dois homens e duas mulheres suspeitos de furto num estabelecimento comercial da cidade, anunciou aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que os suspeitos detinham diversos objetos que teriam utilizado para a concretização do furto, como chaves de estrela, de fendas e inglesa, serra de cortar ferro e canivetes.

Os objetos foram-lhes apreendidos, bem como a gaveta dos matraquilhos que tinham furtado do estabelecimento comercial.

Segundo a PSP, os suspeitos estão referenciados pela prática de outros crimes.

Com idades entre os 22 e os 50 anos, os detidos foram notificados para comparecerem nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Póvoa de Lanhoso-Vieira do Minho: Trânsito condicionado devido a incidente com camião

Na freguesia de Rendufinho

em

Foto: Enviada a O MINHO por um leitor

Um atrelado de um camião de transportes de madeiras soltou-se, esta quinta-feira à tarde, no sentido Póvoa de Lanhoso-Vieira do Minho, na freguesia de Rendufinho, tendo parte da carga caída na via.

Segundo fonte da GNR, “não foi um acidente nem há feridos a registar”.

O trânsito faz-se alternado com o apoio de uma patrulha da GNR da Póvoa de Lanhoso e a empresa já tem uma viatura no local para remover a madeira que está a obstruir a estrada.

A mesma fonte garante que “o problema deverá estar resolvido nos próximos minutos”.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares