Seguir o O MINHO

Braga

Vila Verde lamenta falta de testes

Covid-19

em

António Vilela. Foto: O MINHO

A Câmara de Vila Verde lamenta a falta de testes de despistagem à covid-19. Em comunicado, a autarquia refere que existem “munícipes com sintomas e apenas com o teste agendado, pelas entidades competentes, para o dia 18 de abril”, salientando que, “nas últimas semanas”, lançou “vários alertas junto das entidades competentes, ARS-Norte e ACES Gêres-Cabreira, para a necessidade de despistagem do COVID-19 nas IPSS, especialmente nos lares de Vila Verde, através de teste”.

A Câmara de Vila Verde demonstrou “a disponibilidade para criar um centro de testes móvel, assim como garantir o seu pagamento para todos os munícipes suspeitos, utentes e colaboradores dos lares (ERPI) e apoio domiciliário (SAD) concelhio. Contudo, neste momento as tentativas demonstraram-se infrutíferas, pois não existem testes disponíveis”.

António Vilela, presidente da Câmara, afirma que “quando numa luta contra um adversário invisível nos retiram ou negam a melhor arma, os testes, como autarca, apesar de todos os esforços já realizados, resta-nos apelar a todos os vilaverdenses com sintomas, que optem pelo confinamento profilático.”

O autarca vai mais longe e alerta que, “na grande maioria dos lares concelhios, os colaboradores estão a realizar jornadas de 14 dias, em regime de rotatividade, de forma a minimizar possíveis contaminações. Contudo, por falta de testes, nos próximos dias assistiremos a um revezar das equipas, e os colaboradores que entrarão no novo turno, vão fazê-lo sem realizarem uma despistagem prévia. Infelizmente, um colaborador portador de covid-19 sem sintomas pode ser um sério perigo para os utentes das instituições”.

Por fim, António Vilela garante que continuará “a encetar todos os esforços para que os testes sejam uma realidade” em Vila Verde. “Acreditamos que esta é a melhor forma para combater esta pandemia, e não abdicaremos, nem pouparemos esforços para salvaguardar a saúde dos vilaverdenses”, conclui.

Vila Verde regista 44 casos de covid-19, contabilizados até às 24:00 de ontem, de acordo com os dados hoje divulgados pela Direção Geral da Saúde (DGS).

Populares