Seguir o O MINHO

Famalicão

Transportadora de Famalicão condenada a coima de 45.900 euros por assédio laboral

Transportes M. S. Nogueira.

em

Transportes Nogueira, em Vilarinho de Cambas, Vila Nova de Famalicão. Foto: O MINHO (via Google Earth)

O Tribunal do Trabalho de Famalicão confirmou a condenação da empresa Transportes M. S. Nogueira, daquele concelho, a uma coima de 45.900 euros, por assédio moral a um trabalhador que aderiu a uma greve, divulgou hoje fonte sindical.

Em comunicado enviado à Lusa, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) refere que o tribunal manteve a decisão da Autoridade para as Condições do Trabalho.

“Esta é mais uma condenação desta empresa por perseguição a trabalhadores que exercem os seus direitos laborais”, sublinha o comunicado.

A decisão do tribunal, transcrita no comunicado, refere que a empresa discriminou o trabalhador pelo facto de ele ter participado no processo reivindicativo de direitos, se ter filiado num sindicato e ter aderido à greve ocorrida em abril de 2015.

“Temos assim, como claro que a arguida tratou o trabalhador desfavoravelmente por causa do exercício por parte deste dos seus direitos à greve”, acrescenta.

O tribunal concluiu que a atuação da empresa é “claramente dolosa, na modalidade de dolo direto, não assistindo razão à arguida quando pretende que a sua conduta seja considerada negligente”.

A Lusa tentou ouvir a administração da empresa, mas ainda não foi possível.

Anúncio

Famalicão

Pinto da Costa vai estar em Famalicão para falar de “Adições do Bom uso ao Abuso”

Sessão às 21:00 no Cespu

em

Foto: DR

“Adições do bom uso ao abuso” é o tema da próxima conferência de Saúde Pública, que decorre, hoje, pelas 21:00, no auditório da Cespu. A iniciativa gratuita mas de inscrição obrigatória conta com as participações do professor José Pinto da Costa, catedrático de medicina legal e de psicologia judiciária do departamento de direito da Universidade Portucalense e diretor do Centro Médico-legal, de Ricardo Dinis Oliveira, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e de Isabel Pinheiro, psicóloga.

Continuar a ler

Famalicão

Homem de Famalicão acusado de ficar com 100 mil euros de empresário que queria transferir capitais de Angola

Arguido foi procurado em Famalicão

em

Foto: DR/Arquivo

O Ministério Público deduziu acusação contra um homem suspeito de se ter apropriado de 100 mil euros de um empresário a pretexto de intermediação na transferência de dinheiro de Angola para Portugal, informou hoje a Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto.

De acordo com uma nota publicada na página oficial da PGD do Porto na Internet, o arguido intitulava-se publicamente consultor financeiro e “alardeava conseguir junto das instituições financeiras angolanas legítimas saídas de divisas para outros países, entre eles Portugal”.

O caso remonta a 2016, quando o arguido terá sido procurado em Famalicão por um empresário que pretendia transferir capitais de Angola para Portugal.

De acordo com a investigação, o arguido conseguiu que o empresário lhe entregasse 100 mil euros a título de começo de pagamento da comissão devida pela efetivação de uma transferência de um milhão de euros, de Angola para Portugal, que se comprometeu a realizar, o que nunca fez.

Na acusação, que foi deduzida a 23 de maio, o Ministério Público imputa ao arguido a prática de um crime de falsificação de documento e outro de burla qualificada.

Continuar a ler

Famalicão

Bombeiros salvam cão que caiu num poço em Famalicão

Animal está bem de saúde

em

Foto: Facebook de Bombeiros de Riba de Ave

Os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão, resgataram hoje um cão que caiu num poço, no Monte de Santa Tecla, em Santa Maria de Oliveira.

Apesar de algumas dificuldades, o animal foi retirado com sucesso e encontra-se bem de saúde.

Foto: Facebook de Bombeiros de Riba de Ave

O alerta foi recebido por volta das 11:00 horas da manhã, segundo deu nota aquela corporação na sua página na rede social Facebook, onde partilhou duas imagens do momento.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares