Surf Clube de Viana limpou praia do Cabedelo

E reflorestou mata no Alvão
Surf clube de viana limpou praia do cabedelo

O Surf Clube de Viana (SCV) levou a cabo duas iniciativas ligadas à sustentabilidade ambiental: a “Limpeza da praia do Cabedelo”, em Viana do Castelo, no dia 8 de fevereiro, e a “Plantação de árvores de espécies nativas”, na Serra de Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, a 17 de janeiro passado, foi hoje anunciado.

A limpeza de praia, com o lema “Small acts add up! Let’s get Stoked”, foi organizada por Viktor Drewes e por Chiara Russotto, voluntários europeus no SCV ao abrigo do projeto Europe Surfing Solidarity, do European Solidarity Corps.

Em comunicado, o SCV designa como factor motivador as “preocupações ambientais, aliadas à constatação da grande quantidade de plásticos e de outro lixo resultantes da ação humana na praia do Cabedelo e do seu hábito de recolha desses resíduos”.

Surf clube de viana limpou praia do cabedelo
Foto: Divulgação / SCV

Conseguiram “chamar para esta causa” 20 pessoas “muito ativas”. Esta limpeza, apesar de ter a duração de apenas uma hora, traduziu-se na recolha de vários sacos de lixo, sendo que o plástico foi o que teve maior expressão.

“Atingimos os nossos objetivos, que passavam por recolher o lixo e, sobretudo, por consciencializar e envolver mais pessoas, principalmente, exteriores ao clube”, explica Chiara Russotto.

O clube dá conta de mais duas datas para repetir esta atividade: 07 de março e 12 de abril: “A intenção é consciencializar através de pequenos atos, é criar uma rede. Por isso, esperamos ter cada vez mais pessoas, especialmente crianças, envolvidas nestas ações”.

Carvalho alvarinho, plátano bastardo e medronheiro

A outra ação ambiental, em parceria com a Associação Plantar uma Árvore, passou pela plantação de 162 árvores num espaço inserido na Rede Natura 2000. Nesta atividade, além de Chiara e Viktor, participaram outros voluntários europeus, ao abrigo do projeto “Volunteer Escapes – Volunteer”.

Surf clube de viana limpou praia do cabedelo
Vânia Cruz, Viktor Drewes e Chiara Russotto. Foto: Divulgação / SC Viana

Carvalho alvarinho, plátano bastardo e medronheiro foram as espécies plantadas em maior número, vinte e cinco cada. Seguiram-se o carvalho negral e o azevinho, vinte cada, e dezassete castanheiros. As aveleiras e as macieiras bravas foram quinze de cada espécie.

Para Gil Matos, coordenador executivo desta associação, a iniciativa pretende “valorizar o património natural, reduzir danos ambientais, gerar e recuperar espaços naturais, promover a biodiversidade e restabelecer funções ecológicas”.

“A restituição da floresta nativa fomenta, transversalmente e de forma ativa, a sustentabilidade e a consciência ecológicas, a cidadania participativa e a responsabilidade social e ambiental”, explica, acrescentando que “a restituição das florestas, a promoção da biodiversidade e a diversificação dos habitats permitem ainda fortalecer os ecossistemas e a sua resiliência às alterações climáticas e reduzir o risco de incêndio.”

Vânia Cruz, coordenadora no SCV do Voluntariado Europeu, considera que “estas iniciativas assumem grande importância, pois concretizam os objetivos de reflexão nas temáticas europeias como a da sustentabilidade ambiental e o papel individual, no presente e futuro da Europa, que nos propusemos neste projeto”.

Surf clube de viana limpou praia do cabedelo
Foto: Divulgação / SCV

“Com a criação e coordenação da limpeza de praia, tanto a Chiara como o Viktor conseguiram desenvolver a sua criatividade, adquirir novas competências ambientais, pessoais, sociais e culturais, com reflexos práticos na sua vida ativa. A ação na Serra do Alvão possibilitou ainda a interculturalidade e a criação de redes de contactos para a continuidade de uma cidadania ativa e solidariedade europeias”, disse.

Recorde-se que o 1.º Campeonato Europeu de Surf Adaptado, realizado pelo SCV em maio de 2019, foi o primeiro evento europeu de surf certificado em sustentabilidade pela Sustainable Tourism & Outdoors Kit for Evaluation (STOKE).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cgtp registou quase 115 mil novas sindicalizações em quatro anos

CGTP registou quase 115 mil novas sindicalizações em quatro anos

Próximo Artigo
Mãe de menina raptada em braga pelo pai inglês pede mandados de captura

Mãe de menina raptada em Braga pelo pai inglês pede mandados de captura

Artigos Relacionados