Seguir o O MINHO

Futebol

SC Braga ganha e recupera na classificação

‘Goleadores’ Paulinho e Ricardo Horta deram triunfo difícil sobre o Rio Ave

em

O Sporting de Braga venceu hoje o Rio Ave, por 2-0, na 12.ª jornada da I Liga de futebol, com golos dos ‘habituais’ Paulinho e Ricardo Horta, os dois melhores marcadores da equipa minhota, ambos com 11 golos.

Paulinho marcou o primeiro, aos 41 minutos, e Ricardo Horta o segundo, aos 80, numa vitória difícil diante de um Rio Ave que só foi ameaça real na segunda parte.

Cada um dos avançados leva 11 golos marcados no conjunto da temporada – são responsáveis por quase metade dos tentos dos bracarenses em todas as competições esta época (22 num total de 46) -, e, hoje, os dois voltaram a fazer a diferença, em contraponto com os dianteiros do Rio Ave Bruno Moreira e Mehdi, que desperdiçaram algumas claras situações para marcar.

O Braga, que vinha de um empate caseiro (3-3) com sabor a vitória, na quinta-feira, diante do Wolverhampton, que lhe valeu o carimbo para a fase seguinte da Liga Europa, cola-se agora ao Boavista no quinto lugar, com 18 pontos, enquanto o Rio Ave caiu para a nona posição, com 15.

A primeira ocasião clara para marcar até pertenceu aos vila-condenses, mas Pablo substituiu Eduardo e evitou o golo de Bruno Moreira (07 minutos).

A partir daí, o jogo passou a ter só um sentido, o da área do Rio Ave, mas o Sporting de Braga, apesar de controlar a partida, jogava de forma lenta.

A melhor oportunidade antes do golo inaugural surgiu aos 35 minutos, por Ricardo Horta, após jogada de insistência do irmão André pela esquerda, mas Kieszek, com uma grande defesa, fechou a baliza vila-condense.

O Rio Ave não existia ofensivamente e, aos 41 minutos, o Braga chegou ao golo: centro largo de Sequeira, Fransérgio amorteceu de cabeça e Paulinho rematou de pronto.

O Rio Ave entrou transfigurado na segunda parte e, logo no primeiro minuto, Pedro Amaral pôs Eduardo à prova após uma boa jogada individual.

Aos 66 minutos, e aproveitando um péssimo posicionamento de Diogo Viana, Mehdi teve no pé direito uma grande chance para empatar, mas rematou muito mal já bem dentro da área.

Pouco depois, Carlos Mané deixou dois adversários para trás numa grande aceleração, isolou Mehdi, mas o iraniano, com Eduardo pela frente, preferiu assistir Bruno Moreira e gorou uma soberana ocasião do Rio Ave (73).

Sá Pinto já tinha lançado Rui Fonte e Galeno e seria o primeiro, com um grande passe, a permitir a Ricardo Horta fazer o segundo golo dos bracarenses, que ‘matou’ a partida (80).

SC Braga está a viver melhor fase da época

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Rio Ave, 2-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Paulinho, 41 minutos.

2-0, Ricardo Horta, 80.

Equipas:

– SC Braga: Eduardo, Diogo Viana, Bruno Viana, Pablo, Sequeira, Palhinha, André Horta (Galeno, 65), Fransérgio, Ricardo Horta, Wilson Eduardo (João Novais, 82) e Paulinho (Rui Fonte, 60).

(Suplentes: Matheus, Tormena, Agbo, João Novais, Xadas, Galeno e Rui Fonte).

Treinador: Ricardo Sá Pinto.

– Rio Ave: Kieszek, Júnio Rocha, Borevkovic, Aderlan Santos, Matheus Reis, Filipe Augusto, Vitó (Gabrielzinho, 75), Pedro Amaral (Joca, 60), Carlos Mané, Mehdi e Bruno Moreira (Schutte, 82).

(Suplentes: Paulo Vítor, Nélson Monte, Joca, Messias, Leandro, Gabrielzinho e Schutte).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Vitó (14), Sequeira (74), Júnio Rocha (85), Diogo Viana (88).

Assistência: 7.274 espetadores.

Anúncio

Futebol

Defesa ganês é o primeiro reforço do Vizela para a próxima temporada

II Liga

em

Foto: DR / Arquivo

O Vizela, clube que foi promovido à II Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação do defesa ganês Richard Ofori, que alinhava no Fafe.

O lateral esquerdo, de 27 anos, assinou um contrato válido por duas épocas, sendo o primeiro reforço anunciado pelos vizelenses para a próxima temporada, que marca o regresso do clube aos escalões profissionais.

“Trabalharei muito para ajudar o Vizela a alcançar os objetivos. Prometo que darei o meu melhor para ajudar o clube. Contamos que os adeptos possam vir em grande número para nos apoiarem. Juntos, vamos conseguir algo”, disse o jogador em declarações ao site do clube.

Richard Ofori jogou os últimos três anos no Fafe, do Campeonato Portugal, mas conta ainda no seu currículo com passagens por Académica de Coimbra, Sporting da Covilhã e Beira Mar.

Além da contratação deste defesa esquerdo, os vizelenses já tinham anunciado, na segunda-feira, a renovação com o lateral direito João Pedro.

O Vizela, a par do Arouca, foi indicado pela Federação Portuguesa de Futebol para a subida à II Liga portuguesa de futebol, depois do Campeonato Portugal, no qual militava, ter sido interrompido, devido à pandemia de covid-19.

À data da suspensão da prova, o Vizela liderava a Série A com 60 pontos (mais oito do que o segundo classificado Fafe), enquanto o Arouca estava em primeiro lugar na Série B com 58 pontos (mais oito do que o Lusitânia de Lourosa).

Continuar a ler

Futebol

Santa Clara dispensa jogador apontado ao SC Braga

I Liga

em

Foto: DR

O jogador Guilherme Schettine foi dispensado de participar em treinos e jogos do Santa Clara da I Liga de futebol até ao final do mês, altura em que termina o contrato do avançado brasileiro.

“A Santa Clara Açores, Futebol SAD informa que chegou a acordo com o atleta Guilherme Schettine Guimarães para a dispensa de participação em treinos, jogos e outras atividades previstas no contrato em vigor com término no final do mês”, avançou hoje o Santa Clara em comunicado de imprensa.

O clube acrescenta que o atleta de 24 anos “já não acompanhará a comitiva na deslocação para Lisboa, agendada para a próxima sexta-feira, dia 29 de maio”, uma vez que os açorianos irão disputar o resto da I Liga como visitados na Cidade do Futebol, devido à covid-19.

Depois de ter conquistado a titularidade no decorrer da época (quinze jogos, três golos), Schettine foi afastado das opções de João Henriques em fevereiro.

Segundo foi veiculado na altura, o jogador foi afastado do plantel dos açorianos por se ter recusado a renovar contrato, já tendo um acordo para representar o SC Braga na temporada 2020/21, uma informação que nunca foi confirmada pelo Santa Clara.

No último mercado de transferências de verão, em agosto de 2019, a possível ida de Schettine para o Braga levou a uma troca de acusações entre os clubes.

Na altura, os minhotos acusaram o Santa Clara de querer favorecer o Benfica no negócio e os açorianos criticaram a abordagem direta ao jogador feita pelo SC Braga.

Schettine chegou ao Santa Clara em 2016/17, por empréstimo do Atlético Paranense do Brasil, sendo que nas épocas seguintes representou o Al-Batin (Arábia Saudita) e o Dibba Al Fujairah (Emirados Árabes Unidos).

Em 2018/19, regressou ao Santa Clara, tendo feito, no total das três épocas, 58 jogos e marcado sete golos na I Liga de futebol, que fazem dele o melhor marcador de sempre dos açorianos no principal escalão do futebol nacional.

A I Liga, na qual o Santa Clara está no 10.º lugar, com 30 pontos, tem o seu retorno previsto para 03 de junho, para se disputar as restantes 10 jornadas.

Continuar a ler

Futebol

Faz hoje sete anos que o Vitória SC conquistou a Taça de Portugal

Neste dia, 26 de maio, em 2013, o Vitória SC conquistava a Taça de Portugal de futebol pela primeira vez no seu historial, ao vencer o Benfica por 2-1, na final disputada no Estádio Nacional, em Oeiras.

em

Foto: DR

Continuar a ler

Populares