Seguir o O MINHO

Região

Rota Final: Transdev informa que “está a colaborar com as autoridades”

Buscas a 18 câmaras municipais passaram por Braga e Barcelos

em

Foto: DR / Arquivo

A operadora de transportes Transdev informou hoje que “está a colaborar com as autoridades” no âmbito da “Rota Final”, operação que resultou em buscas da Polícia Judiciária em 18 câmaras do Norte e Centro do país, entre outras entidades.

Em resposta enviada à agência Lusa, a operadora de transportes públicos Trandev apontou que “está disponível” e “a colaborar”.

“No âmbito da operação ‘Rota Final’, a Transdev Portugal informa que está a colaborar com as autoridades, estando disponível para cooperar em todas as diligências necessárias. De momento esta é toda a informação que temos a declarar”, lê-se na resposta.

Em causa uma operação da PJ sobre um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.

Hoje foi tornado público que a PJ fez buscas em 18 câmaras do Norte e Centro do país e que a operadora de transportes públicos Transdev também é visada.

De acordo com dados oficiais disponíveis no portal base.gov, desde o início de 2018, a Transdev acumulou mais de dois milhões de euros em 38 contratos por ajuste direto com municípios do Norte e Centro do país.

No último ano, de acordo com o base.gov, o município da Guarda realizou contratos por ajuste direto com a Transdev de quase meio milhão de euros e Lamego de quase 100 mil euros.

Além do transporte escolar e de em alguns municípios assegurar os transportes públicos urbanos, a Transdev, que tem cerca de 1.900 colaboradores, detém 11 empresas e participações na Internorte, Intercentro, Rede Nacional de Expressos, Renex e Rodoviária do Tejo, segundo informação disponível no seu ‘site’.

De acordo com fonte policial, no âmbito das buscas, até ao final da manhã não existia “nenhum detido”.

As 18 câmaras municipais alvo de buscas foram as de Águeda, Almeida, Armamar, Belmonte, Barcelos, Braga, Cinfães, Fundão, Guarda, Lamego, Moimenta da Beira, Oleiros, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Sertã, Soure, Pinhel e Tarouca.

Anúncio

Braga

Braga (distrito) sob aviso amarelo devido ao calor na quarta e quinta-feira

Viana em aviso amarelo na quinta-feira

em

Foto: DR / Arquivo

Dezassete distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido à previsão de tempo quente, informou esta terça-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na quarta-feira, o aviso amarelo abrange os distritos de Évora, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra e Braga e vai estar em vigor entre as 10:00 e as 18:00 de quinta-feira.

Para quinta-feira, o IPMA emitiu aviso amarelo (entre as 10:00 e as 18:00 deste dia) para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco e Portalegre.

Faro é o único distrito que não vai estar sob aviso amarelo quarta e quinta-feira.

Os 17 distritos vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

Segundo o IPMA, as temperaturas máximas vão subir a partir de hoje entre 04 e 08 graus Celsius em algumas regiões do continente e na quarta-feira prevê-se um aumento das mínimas com noites tropicais.

Na região sul, a subida da temperatura máxima será mais pequena entre os 02 e os 04 graus.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Jovem em estado crítico após duplo atropelamento e fuga na A3

Em Cerveira

em

Foto: DR / Arquivo

Um jovem de 20 anos ficou em estado crítico na sequência de um duplo atropelamento ocorrido durante esta madrugada, ao quilómetro 96 da A3.

O sinistro deu-se no sentido Sul / Norte, em Vila Nova de Cerveira, e fez ainda mais quatro feridos, entre os quais um bebé de sete meses.

Ao que O MINHO conseguiu apurar, o jovem estaria fora do carro quando foi abalroado por uma primeira viatura, tendo segundos depois sido atropelado por uma segunda viatura, com esta última a não parar para prestar assistência.

De acordo com os envolvidos no primeiro atropelamento, um casal que seguia com os filhos [um bebé de sete meses e uma menina de dez anos], a vítima mais grave estaria fora do carro já dentro da faixa da autoestrada, quando o terão colhido acidentalmente.

Estes testemunharam que se via algum fumo junto da viatura, o que poderá ter motivado a saída do condutor da viatura em plena autoestrada.

O casal, que acabou transportado juntamente com os filhos para o Hospital de Viana, por precaução, apontou ainda às autoridades que outra viatura terá atropelado a vítima segundos depois do primeiro atropelamento, mas não terá parado.

A vítima mais grave acabou por ser transportada pela SIV de Ponte de Lima para o Hospital de Braga com prognóstico muito reservado.

No local estiveram os Bombeiros de Ponte de Lima, SIV de Ponte de Lima, VMER de Viana e GNR.

Continuar a ler

Braga

Multidão assistiu à antestreia de “Variações”

em

Dez anos depois da ideia inicial, o filme sobre a vida do cantor minhoto António Variações finalmente ganhou vida no grande ecrã, tendo sido exibido publicamente pela primeira vez em Amares, perante um “mar de gente” que não deixou para a próxima quinta-feira, dia oficial da estreia, o que pôde fazer ontem.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O anfiteatro natural das termas de Caldelas, palco habitual de um festival de verão, foi pequeno para tantos convidados, aficionados e curiosos pelo filme que já foi pré-selecionado pela Academia Portuguesa de Cinema como um dos cinco indicados ao Óscar de Melhor Filme Internacional para representar Portugal nos próximos Óscars.

Com a presença de Sérgio Praia, o ator que deu vida a Variações, e João Maia, o realizador que conseguiu transpor a vida do jovem nascido em Fiscal que “abalou” para Lisboa em busca de uma vida melhor, a antestreia ficou marcada pela emoção e pela satisfação de ver estampado no ecrã aquilo que foi filmado durante o último ano, como o caso da travessia da barca, em Fiscal, Amares, onde locais participaram ativamente nas filmagens.

O filme “Variações” retrata a vida de António Variações, nascido em Fiscal, Amares, e estreia nas salas de cinema de todo o país na próxima quinta-feira, dia 22.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares