Seguir o O MINHO

Desporto

Português João Almeida é o novo líder da Volta à Catalunha

Ciclismo

em

Foto: Twitter

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) subiu hoje à liderança da Volta à Catalunha, beneficiando de uma bonificação para ultrapassar o anterior líder, o colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic).

Depois de entrar para a quinta etapa com o mesmo tempo de Quintana, João Almeida conseguiu bonificar um segundo num ‘sprint’ intermédio, que cortou atrás do companheiro de equipa e compatriota Rui Costa.

Assim, João Almeida passou a ter um segundo de avanço sobre Quintana e sete sobre o campeão colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe).

“Sinto-me bem, tal como ontem [quinta-feira] e hoje de manhã. O ‘sprint’ [intermédio] foi um pouco apertado, fui terceiro e pude ganhar um segundo. Agora, sou o líder da classificação geral, mas apenas por um segundo. Penso que o último dia [domingo] vai fazer as grandes diferenças”, anteviu o português.

O ciclista de A-dos-Francos (Caldas da Rainha), que comanda também a classificação da juventude, assumiu que hoje a UAE Emirates tinha um plano para o levar à liderança da prova catalã.

“Se a fuga fosse alcançada, faríamos um ‘comboio’ para tentar bonificar no ‘sprint’. Cometi alguns erros, mas, no final, correu bem. Amanhã [sábado], não será um dia fácil, e na última etapa o circuito, que conheço, é duro”, analisou.

A quinta etapa, de 206,3 quilómetros, entre La Pobla de Segur e Vilanova i la Geltrú, foi ganha pelo britânico Ethan Vernon (Quick-Step Alpha Vinyl), em 5:21.17 horas, seguido do alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious) e do francês Dorion Godon (AG2R Citroën).

Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi oitavo na etapa, com o mesmo tempo do vencedor, assim como João Almeida (25.º) e Rui Costa (100.º).

No sábado, corre-se a sexta etapa, entre Salou e Cambrils, num total de 167,6 quilómetros.

EM FOCO

Populares