Seguir o O MINHO

Desporto

Portugal é Viana, Portugal é Ponte de Lima, Portugal é Paredes de Coura. Hoje, Portugal é Alto Minho

Campeões do Alto Minho felicitados pelo Ministro da Educação, também ele alto-minhoto

em

Foto: DR

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (Paredes de Coura), deu hoje os parabéns ao canoísta Fernando Pimenta (Ponte de Lima) e à surfista Marta Paço (Viana do Castelo) pelas medalhas de ouro conquistadas em provas internacionais, num dia em que, também na Polónia, o futebolista Francisco Trincão (Viana do Castelo) foi o marcador do golo que deu a vitória a Portugal na estreia da seleção no Mundial de sub-20.

“Desde o Vale do Lima, dois grandes campeões, dois grandes exemplos, não param de nos orgulhar a todos! Parabéns Fernando Pimenta pelas vitórias na Taça do Mundo em K1 1.000 e 500 metros! Parabéns Marta Paço pela vitória no Campeonato Europeu de surf adaptado”, escreveu, no Twitter.

Fernando Pimenta conquista segunda medalha de ouro na Taça do Mundo (em hora e meia)

Em Poznan, na Polónia, o limiano Fernando Pimenta começou a época internacional com duas medalhas de ouro na primeira Taça do Mundo, em K1 1000, distância na qual é campeão do Mundo, e 500 metros, sendo que domingo ainda ambiciona ao ‘tri’ na prova de K1 5000 metros.

Marta Paço campeã da Europa de surf adaptado

A vianense Marta Jordão Paço, de apenas 14 anos, conquistou hoje a medalha de ouro na classe AS-VI no primeiro campeonato de surf adaptado, que decorre na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo.

Golo de Trincão dá vitória a Portugal no jogo de estreia no Mundial de sub-20

Sábado, 25 de maio de 2019, fica assim registado como um dia especial para Portugal, e muito, muito especial para o distrito de Viana do Castelo, de onde são originários os atletas e… o Ministro.

Anúncio

Desporto

Nuno Lopes e Mónica Gutiérrez foram os vencedores da ‘Corrida dos Conquistadores’ em Guimarães

Prova realizada, este domingo, contou com cerca de seis mil participantes na Meia Maratona, Mini Maratona e Caminhada

em

Foto: CM Guimarães

A sétima edição da “Corrida dos Conquistadores” realizou-se hoje, em Guimarães e contou com a presença de seis mil participantes nesta segunda etapa do circuito TVI Running Wonders.

Apesar da chuva, os Vimaranenses garantiram presença num evento e aderiram ainda à causa solidária com a participação na caminhada solidária que se traduziu na receita de 6500 euros a favor da CERCIGUI.

Na Meia Maratona (21 km), Nuno Lopes (masculinos) e a galega Mónica Gutiérrez (femininos) foram os grandes vencedores da prova, com o tempo de 1:05:30 e 1:13:26, respetivamente.

O pódio masculino ficou completo com Paulo Paula (2.º lugar) e Licínio Pimentel (3.º lugar). Em feminino, o pódio completou-se com Carla Martinho (2.º lugar) e Marisa Barros (3.º lugar).

Na Mini Maratona (10 km), Davide Figueiredo (masculinos) e Sónia Barros (femininos) foram os grandes vencedores, com o tempo de 00:31:34 e 00:39:39, respetivamente. O pódio masculino ficou completo com José Pires (2.º lugar) e João Figueiredo (3.º lugar). Em feminino, o pódio completou-se com Elisabete Lopes e Ana Ribeiro.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, que destacou “a afirmação de Guimarães no plano desportivo, sendo já uma referência nacional e internacional nas provas congéneres que fazem parte do calendário das Meias Maratonas do Património Mundial”.

Continuar a ler

Desporto

Portugal com 31 atletas nos Jogos Europeus da Juventude paralímpicos

Em Pajulahti, na Finlândia

em

Foto: DR/Arquivo

Portugal vai estar representado por 31 atletas nos Jogos Europeus da Juventude do Comité Paralímpico Europeu (EPC), competição que o chefe da missão define como “uma aposta na formação e na necessidade de rejuvenescer o desporto adaptado”.

“Naturalmente, os resultados são importantes, mas esta competição é uma grande aposta na formação. É preciso formar atletas, dar-lhes ferramentas para que possam evoluir”, disse Carlos Lopes à agência Lusa.

O antigo atleta paralímpico e chefe de missão aos Jogos Paralímpicos Londres 2012 classificou o evento, que vai decorrer em Pajulahti, na Finlândia, entre 25 e 30 de junho, de “inspirador, motivador e catalisador”, destacando a sua importância na formação de futuros atletas.

Carlos Lopes destacou a aposta que está a ser feita pelo Comité Paralímpico Português (CPP), clubes e federações no projeto esperanças e talentos paralímpicos, que “em dois anos já apoiou 23 atletas e permitiu que alguns jovens praticantes pudessem ter a sua primeira experiência em competições internacionais”.

Com 31 atletas, entre os 12 e os 23 anos, nas modalidades de atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, goalball, natação e ténis de mesa, Carlos Lopes prefere não estabelecer uma meta em relação à conquista de medalhas.

Nas duas edições anteriores, com comitivas mais pequenas, Portugal conquistou 14 medalhas em 2015 na edição que decorreu em Varazdin, na Croácia, e 10 em 2017, na cidade italiana de Génova.

Os Jogos Europeus da Juventude do EPC, que, além da vertente competitiva, terão uma vertente formativa, vão juntar 615 atletas de 27 países, que vão competir em oito modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, goalball, judo, natação, showdown e ténis de mesa.

Continuar a ler

Desporto

Póvoa de Lanhoso recebe 3ª edição do BTT XCO Tesouros do Ave

Prova a contar para o campeonato do Minho

em

Foto: CM Póvoa de Lanhoso

A freguesia de Taíde, na Póvoa de Lanhoso, recebe, hoje, a 3ª edição do BTT XCO Tesouros do Ave, prova a contar para o Campeonato do Minho de BTT XCO – SCORE Tech.

Trata-se de uma organização de Eventos Tesouro do Ave Desportivo e da Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município da Póvoa de Lanhoso, de entre outras entidades.

Esta prova conta com participação de 300 atletas. “Para a Autarquia, esta iniciativa é importante para a promoção da prática desportiva, de uma forma geral, e para a divulgação turística do concelho da Póvoa de Lanhoso, em particular. Traduz ainda o apoio da nossa edilidade ao associativismo local”, refere o Vereador do Desporto, João Barroso, em comunicado

A iniciativa integra provas para todas as categorias de competição (incluindo escolas e paraciclismo) e promoção, ou seja, pupilos, benjamins, cadetes, iniciados, infantis, juvenis, juniores, paraciclismo, promoção, elites, sub 23 e masters.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares