Cerca de 300 concorrentes em Paredes de Coura para Festival Nacional de Robótica

Alunos da Epralima. Foto Arquivo

Cerca de 300 participantes, nacionais e internacionais, vão competir no Festival Nacional de Robótica entre os dias 02 e 05 de maio em Paredes de Coura, revelou hoje a organização.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), que reparte com a EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, a organização do festival disse à agência Lusa que haverá oito competições juniores, destinadas a participantes até aos 19 anos.

Vítor Pinto adiantou que a competição ‘First Challenger’ “destina-se a alunos a estudantes das escolas básicas, secundárias e profissionais para a sua primeira experiência no mundo da robótica”.

As competições robóticas visam “promover o espírito inovador, empreendedor nas crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também esta área junto do público em geral”.

A prova sénior, designada ‘Dragster’, que tem como objetivo “promover a robótica e a educação na área da engenharia, num quadro de competição baseada em princípios de ‘fair play’ vai contar, este ano, com a participação de equipas de cinco a seis elementos, “maioritariamente portuguesas, mas também do Brasil, Holanda, Alemanha, China e Espanha”.

“Desde há muito tempo que a robótica tem evoluído a nível nacional e internacional, mas com os avanços das aplicações de inteligência artificial está a crescer, quer o seu conhecimento, quer a sua proliferação, sobretudo na indústria”, observou Vítor Pinto.

Em Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, a 23.ª edição do Festival Nacional de Robótica vai decorrer no pavilhão municipal, sendo que o programa do evento, que inclui ‘workshops’, atividades, entre outras ações, ainda não foi divulgado publicamente.

A organização estima receber muitos visitantes durante o festival que, em 2023, em Tomar, recebeu 10 mil pessoas.

Paralelamente ao festival, que conta com alto patrocínio do Presidente da República e o apoio da Câmara de Paredes de Coura, decorrerá, nos dias 02 e 03 de maio, a vigésima quarta edição da Conferência Internacional em Sistemas Robóticos Autónomos e Competições.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Marcelo: "António Costa era lento, oriental" e Montenegro tem "comportamentos rurais"

Próximo Artigo

EUA comprou 19 milhões de euros em vinho verde. Comissão mostra-se em Los Angeles, Miami, Washington e Boston

Artigos Relacionados
x