Seguir o O MINHO

Braga

Motociclista ferido após choque com automóvel, na rotunda de Celeirós, em Braga

Vítima sofreu ferimentos ligeiros

em

Foto: Cedida a O MINHO

Um homem de 35 anos sofreu hoje ferimentos considerados ligeiros, na sequência de uma colisão de uma mota, em que seguia, com um automóvel, na rotunda de Celeirós, em Braga.

Segundo disse a O MINHO fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), no local estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses, que transportaram a vítima ao Hospital de Braga.

O alerta foi recebido cerca das 13:11.

A GNR de Braga tomou conta da ocorrência.

Anúncio

Braga

Vereador de Braga acusa ativistas dos animais de “radicalismo” e “ditadura de opinião”

“Não podemos permitir que esta gente tenha algum tipo de poder”

em

Foto: DR / Arquivo

“Radicalismo” e “ditadura de opinião”. São algumas das acusações do vereador responsável pelo pelouro do Ambiente na Câmara de Braga acerca da ação de sensibilização do movimento ativista pelos animais “Braga Animal Save”. A delegação de Braga do partido político Pessoas – Animais – Natureza (PAN) já reagiu, apontando as declarações de Altino Bessa como “graves”.

A polémica começou quando o vereador reagiu a uma notícia que dava conta das intenções do movimento animal bracarense de “transmitir amor” perante gado bovino e suíno que seguem em camiões para os matadouros. Este movimento tem efetuado ações de sensibilização que consistem em parar os camiões de transporte de animais vivos, fazendo depois “carícias” aos animais durante alguns minutos, antes destes seguirem viagem para os matadouros.

Nas redes sociais, Altino Bessa mostrou-se “chocado” com esta ação do Braga Animal Save, indicando que os mesmos querem “condicionar o modo de vida dos outros, com mensagens radicais”. O vereador diz que é inaceitável que o movimento faça uma comparação entre “mães humanas” e “mães vacas”. “Não podemos permitir que esta gente tenha algum tipo de poder”, escreveu ainda o vereador, acrescentando, em outra publicação, que “o nosso modo de vida está ameaçado por estes radicalistas”.

Foto: Facebook de Altino Bessa

A delegação de Braga do PAN não gostou e reagiu, lamentando uma “mentalidade” que se perpetua “nos cargos políticos nacionais” e que “ignoram os direitos dos animais”.

Aquele partido acrescenta que “esta ideologia é particularmente grave em políticos encarregados de pastas como o Ambiente”, recordando que o IPCC e a ONU recomendam “uma redução no consumo da carne para combater as alterações climáticas”. Esta é uma “medida que qualquer político deveria adotar para dar o exemplo”, escreve ainda o PAN.

Os defensores dos animais lamentam que “um cargo político importante fale desta forma sobre um grupo de ativistas pacíficos, que apenas quer ajudar os animais e o planeta”. Aquele partido termina indicando que é necessária “uma renovação política”.

Novamente através das redes sociais, Altino Bessa veio hoje a público “separar as águas”, deixando elogios às associações de Braga que defendem os animais pelo “excelente trabalho que realiza” na captura, esterelização e devolução (CED) de animais abandonados na cidade.

“O Município de Braga é seguramente em Portugal o que mais investe em Políticas Animais”, escreve esta terça-feira o vereador, indicando que foram disponibilizados 40 mil euros no programa CED.

Continuar a ler

Braga

Morreu jovem atropelado esta madrugada na A3

De Vila Verde

em

Foto: Facebook

O jovem de 20 anos que sofreu ferimentos graves na sequência de um duplo atropelamento na A3 não resistiu, acabando por morrer já durante a manhã desta terça-feira, no Hospital de Braga.

Luís Lopes, que residia em Moure, Vila Verde, foi atropelado por duas vezes ao quilómetro 96 da A3, em Vila Nova de Cerveira, durante esta madrugada.

O sinistro deu-se no sentido Sul / Norte, em Vila Nova de Cerveira, e fez ainda mais quatro feridos, entre os quais um bebé de sete meses.

Ao que O MINHO conseguiu apurar, o jovem estaria fora do carro quando foi abalroado por uma primeira viatura, tendo segundos depois sido atropelado por uma segunda viatura, com esta última a não parar para prestar assistência.

De acordo com os envolvidos no primeiro atropelamento, um casal que seguia com os filhos [um bebé de sete meses e uma menina de dez anos], a vítima mais grave estaria fora do carro já dentro da faixa da autoestrada, quando o terão colhido acidentalmente.

Estes testemunharam que se via algum fumo junto da viatura, o que poderá ter motivado a saída do condutor da viatura em plena autoestrada.

O casal, que acabou transportado juntamente com os filhos para o Hospital de Viana, por precaução, apontou ainda às autoridades que outra viatura terá atropelado a vítima segundos depois do primeiro atropelamento, mas não terá parado.

Já Luís Lopes acabou por ser transportada pela SIV de Ponte de Lima para o Hospital de Braga com prognóstico muito reservado.

No local estiveram os Bombeiros de Ponte de Lima, SIV de Ponte de Lima, VMER de Viana e GNR.

Continuar a ler

Braga

Distrito de Braga sob aviso amarelo devido ao calor na quarta e quinta-feira

Viana em aviso amarelo na quinta-feira

em

Foto: DR / Arquivo

Dezassete distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido à previsão de tempo quente, informou esta terça-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na quarta-feira, o aviso amarelo abrange os distritos de Évora, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra e Braga e vai estar em vigor entre as 10:00 e as 18:00 de quinta-feira.

Para quinta-feira, o IPMA emitiu aviso amarelo (entre as 10:00 e as 18:00 deste dia) para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco e Portalegre.

Faro é o único distrito que não vai estar sob aviso amarelo quarta e quinta-feira.

Os 17 distritos vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

Segundo o IPMA, as temperaturas máximas vão subir a partir de hoje entre 04 e 08 graus Celsius em algumas regiões do continente e na quarta-feira prevê-se um aumento das mínimas com noites tropicais.

Na região sul, a subida da temperatura máxima será mais pequena entre os 02 e os 04 graus.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares