Seguir o O MINHO

Cávado

‘Motards’ vão encher marginal de Esposende no último adeus a Paulo Gonçalves

Autarquia decreta luto municipal

em

Foto: Divulgação

A Câmara de Esposende vai decretar um dia de luto municipal pela morte de Paulo Gonçalves, piloto português que perdeu a vida no domingo, após uma queda, na 42.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, na Arábia Saudita, anunciou, esta quinta-feira, a autarquia.


Além dessa medida, a autarquia está a articular com a família de Paulo Gonçalves, para que o cortejo fúnebre passe pelo centro de Esposende, antes de rumar a Gemeses, onde decorrerão as cerimónias fúnebres, em dia a anunciar.

A última homenagem do universo motard decorrerá nesse trajeto do cortejo fúnebre, com as motos alinhadas na marginal de Esposende, antecedendo o minuto de silêncio que será cumprido na Praça do Município, antes de rumar a Gemeses.

O despacho já foi assinado pelo presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, sendo proposto o voto de pesar e decretado o luto municipal para o dia em que decorrerem as cerimónias fúnebres.

“Esposende perdeu um grande Homem. Íntegro, solidário, generoso e, principalmente, sempre disponível para todos”, sublinha Benjamim Pereira que garante eternizar o nome de Paulo Gonçalves, “devido à postura exemplar que sempre o caraterizou, dignificando os valores do desporto que também nós preconizamos”.

Em comunicado, a autarquia realça que “Paulo Gonçalves foi, diversas vezes, homenageado pelo Município de Esposende, tendo recebido a Medalha de Mérito Desportivo, em novembro de 2003”.

“A Câmara enalteceu o mérito desportivo do cidadão esposendense Paulo da Silva Gonçalves, reconhecendo a ação do piloto, enquanto exemplo, em propiciar uma sã integração social, sendo uma das formas de cativar os mais jovens para um caminho íntegro e social, intelectual e culturalmente elevado”, refere a mesma nota. Foi ainda homenageado nas últimas dez edições da Gala de Distinção de Mérito Desportivo.

“Paulo Gonçalves mantinha estreita cooperação com o Município de Esposende, com o qual havia firmado um protocolo que envolve outros atletas locais e participava, frequentemente, nas atividades desportivas do concelho”, aponta o documento.

“Devido ao grande carinho que colhia junto da população local, principalmente dos mais novos, Paulo Gonçalves foi mesmo o rosto de uma campanha de sensibilização ambiental que o município desenvolveu, a apelar à separação seletiva de resíduos”, recorda a autarquia.

Campeão do mundo de Cross-Country e Rallyes, em 2013, Paulo Gonçalves concluiu o Rali Dakar de todo-o-terreno em segundo lugar, em 2015, prova na qual participou por 13 vezes, tendo concluído quatro delas entre os dez primeiros classificados. Paulo Gonçalves é o piloto português com mais títulos nacionais e internacionais, numa carreira iniciada no motocross e que passou também pelo Enduro e TT.

Em 2016, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) atribui-lhe o Prémio de Ética no Desporto por ter parado durante uma das etapas do Dakar2016, quando liderava a corrida, para ajudar o austríaco Mathias Walkner, que tinha caído.

Anúncio

Barcelos

Liga oficializa adiamento do Sporting-Gil Vicente para meados de outubro

Covid-19

em

Foto: Gil Vicente FC

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) oficializou hoje o adiamento do encontro entre o Sporting e o Gil Vicente, da I Liga de futebol, devido aos casos de covid-19.

“Vimos pelo presente informar que, face às diversas comunicações públicas divulgadas com relação ao jogo em assunto, o jogo Sporting -Gil Vicente não se realizará no dia de amanhã [sábado]. Mais se informa que o jogo da 1.ª jornada da Liga NOS entre o Sporting e Gil Vicente terá lugar em dia e hora a designar, na semana de 12 a 16 de outubro 2020”, lê-se no comunicado da LPFP.

Na quinta-feira, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte tinha informado que o Sporting-Gil Vicente, da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, tinha sido adiado, por não estarem reunidas as condições necessárias para a realização do jogo, .

“Na sequência da informação facultada e da avaliação de risco face aos resultados obtidos em teste de pesquisa de SARS-CoV-2, no cumprimento das competências atribuídas às autoridades de Saúde, foi decidido pelas autoridades de Saúde dos níveis nacional, regional e local, não estarem reunidas as condições necessárias para a realização do jogo do dia 19/09/2020”, pode ler-se no comunicado.

A partida, que estava agendada para sábado, às 18:30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, foi, assim, adiada, devido aos vários casos de infeção por covid-19 nas duas equipas, com particular incidência no Gil Vicente, que regista 19 elementos infetados.

Continuar a ler

Barcelos

Mulher em estado grave após colisão frontal em Barcelos

EN 205

em

Foto: DR

Uma mulher de 40 anos sofreu ferimentos graves na sequência de uma colisão entre duas viaturas ligeiras, esta noite de sexta-feira, na EN 205, em Barcelos.

Ao que apurou O MINHO, as duas viaturas colidiram frontalmente, por razões ainda desconhecidas, em frente ao restaurante Taberna O Manhoso, em Tamel São Veríssimo.

Para além da vítima grave, outros dois homens, de 40 e 45 anos, sofreram ferimentos ligeiros.

As três vítimas foram transportadas ao Hospital de Braga pelos Bombeiros de Barcelos, que estiveram no local com três ambulâncias, viatura de desencarceramento e uma viatura tática com dois elementos do comando.

A vítima grave foi acompanhada para o hospital pela equipa médica da VMER de Barcelos.

O Destacamento de Trânsito da GNR registou a ocorrência.

O alerta foi dado às 23:02.

Pelas 00:10 horas, o trânsito encontra-se condicionado para limpeza da via.

Continuar a ler

Barcelos

Intermarché de Barcelos abre na próxima quinta-feira com posto de combustíveis

Junto ao Estádio Cidade de Barcelos

em

Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

A inauguração do Intermarché de Barcelos vai realizar-se na próxima quinta-feira, 24 de setembro, anunciou hoje a empresa.

O hipermercado, localizado na Rua do Faial, freguesia de Vila Boa, junto ao Estádio Cidade de Barcelos, conta também com um posto de combustíveis.

Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

O Intermarché é a primeira insígnia do Grupo Os Mosqueteiros a atuar há mais de 40 anos por toda a Europa.

Em Portugal há mais de 20 anos, conta com mais de 240 pontos de venda, espalhados por mais de 180 concelhos, nos 18 distritos do país.

O grupo é dirigido diretamente por empresários independentes, que são donos e responsáveis, na íntegra, pela gestão de cada loja, e que beneficiam de um conjunto de estruturas comuns de vendas, logística, direção comercial, desenvolvimento e qualidade.

No caso de Barcelos, a gerência é a mesma dos hipermercados de Ponte de Lima e Prado (Vila Verde).

“Depois de Ponte de lima (15 anos) de Vila de Prado (4 anos) chegamos a Barcelos. A mesma qualidade, o mesmo serviço de excelência, o foco em si, o foco desta feita nos barcelenses, são para nós bandeiras inegociáveis”, lê-se no anúncio de abertura do Intermarché de Barcelos nas redes sociais.

Continuar a ler

Populares