Seguir o O MINHO

Cávado

‘Motards’ vão encher marginal de Esposende no último adeus a Paulo Gonçalves

Autarquia decreta luto municipal

em

Foto: Divulgação

A Câmara de Esposende vai decretar um dia de luto municipal pela morte de Paulo Gonçalves, piloto português que perdeu a vida no domingo, após uma queda, na 42.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, na Arábia Saudita, anunciou, esta quinta-feira, a autarquia.

Além dessa medida, a autarquia está a articular com a família de Paulo Gonçalves, para que o cortejo fúnebre passe pelo centro de Esposende, antes de rumar a Gemeses, onde decorrerão as cerimónias fúnebres, em dia a anunciar.

A última homenagem do universo motard decorrerá nesse trajeto do cortejo fúnebre, com as motos alinhadas na marginal de Esposende, antecedendo o minuto de silêncio que será cumprido na Praça do Município, antes de rumar a Gemeses.

O despacho já foi assinado pelo presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, sendo proposto o voto de pesar e decretado o luto municipal para o dia em que decorrerem as cerimónias fúnebres.

“Esposende perdeu um grande Homem. Íntegro, solidário, generoso e, principalmente, sempre disponível para todos”, sublinha Benjamim Pereira que garante eternizar o nome de Paulo Gonçalves, “devido à postura exemplar que sempre o caraterizou, dignificando os valores do desporto que também nós preconizamos”.

Em comunicado, a autarquia realça que “Paulo Gonçalves foi, diversas vezes, homenageado pelo Município de Esposende, tendo recebido a Medalha de Mérito Desportivo, em novembro de 2003”.

“A Câmara enalteceu o mérito desportivo do cidadão esposendense Paulo da Silva Gonçalves, reconhecendo a ação do piloto, enquanto exemplo, em propiciar uma sã integração social, sendo uma das formas de cativar os mais jovens para um caminho íntegro e social, intelectual e culturalmente elevado”, refere a mesma nota. Foi ainda homenageado nas últimas dez edições da Gala de Distinção de Mérito Desportivo.

“Paulo Gonçalves mantinha estreita cooperação com o Município de Esposende, com o qual havia firmado um protocolo que envolve outros atletas locais e participava, frequentemente, nas atividades desportivas do concelho”, aponta o documento.

“Devido ao grande carinho que colhia junto da população local, principalmente dos mais novos, Paulo Gonçalves foi mesmo o rosto de uma campanha de sensibilização ambiental que o município desenvolveu, a apelar à separação seletiva de resíduos”, recorda a autarquia.

Campeão do mundo de Cross-Country e Rallyes, em 2013, Paulo Gonçalves concluiu o Rali Dakar de todo-o-terreno em segundo lugar, em 2015, prova na qual participou por 13 vezes, tendo concluído quatro delas entre os dez primeiros classificados. Paulo Gonçalves é o piloto português com mais títulos nacionais e internacionais, numa carreira iniciada no motocross e que passou também pelo Enduro e TT.

Em 2016, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) atribui-lhe o Prémio de Ética no Desporto por ter parado durante uma das etapas do Dakar2016, quando liderava a corrida, para ajudar o austríaco Mathias Walkner, que tinha caído.

Anúncio

Barcelos

Já foi detido condutor que atropelou polícia em Barcelos

em

O condutor que atropelou um agente da PSP e se colocou em fuga, na tarde de terça-feira, no centro de Barcelos, já foi detido por militares da GNR, disse a O MINHO fonte das autoridades.

O condutor tinha sido perseguido por um carro patrulha da PSP até à residência onde habita, numa freguesia do concelho, mas os polícias foram, ao que tudo indica, recebidos à pedrada.

O homem, que chegou a barricar-se dentro de casa, acabou por ser detido durante uma operação da GNR, e enfrenta agora acusações sérias como ameaça à integridade física de agentes da autoridade.

O detido deve ser presente a um juiz durante esta quarta-feira para aplicação das respetivas medidas de coação.

Continuar a ler

Barcelos

Condutor em fuga após atropelar polícia em Barcelos

Avenida Doutor Sidónio Pais

em

Foto: DR

Um condutor tentou atropelar um agente da polícia após lhe ter sido dada ordem de paragem, esta terça-feira, na Avenida Doutor Sidónio Pais, em Barcelos, cerca das 15:30 horas.

Fonte dos bombeiros adiantou a O MINHO que o agente em causa terá sofrido ferimentos ligeiros tendo sido transportado para o Hospital de Barcelos.

Segundo conseguiu apurar O MINHO, o condutor terá fugido do local com a PSP no seu encalço.

As forças policiais foram alvo de pedradas atiradas a partir da habitação do suspeito, depois de o terem perseguido.

Pelas 17:00, desconhece-se se o homem já foi detido.

(em atualização)

 

Continuar a ler

Cávado

Mulher ferida após despiste em Esposende

A28

em

Uma mulher de 42 anos ficou ferida, esta terça-feira, após a viatura que conduzia se ter despistado na A28, em Esposende, informou a O MINHO fonte dos bombeiros.

Para o local acorreram os Bombeiros de Esposende com uma viatura de desencarceramento e seis operacionais, apoiados pelos Bombeiros de Fão e pela Brigada de Trânsito de Viana com mais duas viaturas e cinco operacionais no total.

O desencarceramento não foi necessário tendo a mulher sido prontamente transportada para o Hospital de Barcelos.

Os seus ferimentos são considerados ligeiros.

 

 

Continuar a ler

Populares