Jovem gravemente ferida ia dar prenda à mãe quando sofreu acidente em Braga

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A jovem de 17 anos que, ao início da tarde de domingo, foi abalroada dentro do automóvel em seguia ao lado do irmão, pela Variante Sul de Braga, por um outro automóvel despistado e já em fora de mão, ia para casa para dar o presente do Dia da Mãe.

Segundo apurou O MINHO, a jovem, entretanto, já submetida a intervenção cirúrgica de emergência, no Hospital de Braga, devido às fraturas das duas pernas e do fémur, esteve sempre consciente e está a recuperar bem.

Tal como O MINHO constatou no local, a jovem foi sempre falando com os operacionais quer dos Bombeiros Sapadores de Braga, quer também da equipa médica do INEM que a ia assistindo, enquanto era desencarcerada.

Aquela que é a vítima mais grave do acidente de viação, moradora na freguesia de Priscos, em Braga, foi desencarcerada ao fim de quase hora e meia, através de delicada operação, pelos operacionais dos Bombeiros Sapadores de Braga.

A ocasião em que a jovem era retirada, finalmente, para a maca e conduzida para a Sala de Emergência do Hospital de Braga foi assinalado por uma salva de palmas, das dezenas de pessoas que do Viaduto de Nogueira assistiam às operações.

Já o comandante das operações do socorro, Pedro Araújo, graduado dos Bombeiros Sapadores de Braga, revelou a O MINHO que, entre os nove feridos, há duas situações a inspirar cuidados, especialmente a jovem, que teve fraturas em ambas as pernas.

Automóvel em despiste atinge outros

O acidente ocorreu quando um automóvel que seguia a Variante Sul, em Nogueira, no sentido Porto-Braga, despistou-se e foi embater contra dois outros dois veículos ligeiros e um camião, que seguiam todos em sentido contrário, causando multivítimas.

A situação mais grave foi a do primeiro automóvel colhido pelo veículo já fora de mão, em cujo lugar frontal do passageiro a jovem gravemente ferida seguia. O carro era conduzido pelo irmão, que sofreu ferimentos ligeiros.

O motorista do camião envolvido, apesar de conduzir num ponto elevado, sofreu também ferimentos graves.

Do automóvel que originou o acidente todos os feridos foram considerados ligeiros, tendo um desses sinistrados perdido logo os sentidos e ficado inconsciente no banco traseiro, enquanto o condutor de outro carro saiu ileso, só que em estado de choque.

Além dos Bombeiros Sapadores de Braga, participaram nas operações os Bombeiros Voluntários de Braga, técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM, bem como a tripulação da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) também do INEM.

Ao longo de cerca de três horas, o trânsito ficou no sentido Porto-Braga, com centenas de carros parados, um dos quais ficou com o motor queimado dado o pára-arranca, enquanto no sentido inverso só se circulava a partir da Estação da Shell (ex-BP).

A PSP de Braga também se envolveu nas operações de socorro e salvamento, cortando a circulação rodoviária na Variante Sul de Braga, desviando o trânsito para vias periféricas, tendo realizado já uma peritagem ao acidente e registado toda a ocorrência.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Gravuras rupestres em monte da Caminha prestes a serem classificadas monumento nacional

Próximo Artigo

Antiga casa de viscondes em Paredes de Coura tem que ser transformada em pousada rural até julho

Artigos Relacionados
x