Seguir o O MINHO

Alto Minho

Mais de meia centena de propostas animam Natal em Viana do Castelo

em

Concertos, teatro, dança, ‘workshop’, mostras e feiras de produtos locais, tertúlias são apenas algumas das mais de 50 de propostas que a Câmara de Viana do Castelo reuniu na programação de Natal para garantir animação na cidade.

As mais de meia centena de iniciativas, que vão desenrolar-se a partir do dia 02 de dezembro e até final do ano, pretendem “divulgar o que de melhor o concelho tem para oferecer” nas mais diversas áreas, contribuindo para a dinamização da economia local.

“Temos muita gente que está a fazer coisas muito interessantes, em variadíssimos domínios, e que se quer mostrar. Uma forma de se mostrarem é aproveitar esta época natalícia”, afirmou a vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro.

A responsável, que falava em conferência de imprensa realizada na autarquia para apresentação do programa “Sentidos de Viana”, adiantou que as diversas iniciativas vão decorrer tanto nas principais artérias da cidade, como em espaços fechados, como o Centro Cultural e o Teatro Municipal Sá de Miranda.

Maria José Guerreiro explicou que o objetivo é criar “motivos de interesse para que as pessoas saiam de casa, e ao mesmo tempo, dinamizar o comércio local”.

“Ninguém pode dizer que tem que ficar em casa, porque não tem nada para fazer. Há muita coisa para fazer no âmbito da música, das exposições, do teatro, ou se quiserem aprender algo de novo. Temos um conjunto de atividades são motivos para sair de casa para conviver e mostrar solidariedade”, disse.

Designado “Sentidos de Viana” o programa inclui espetáculos de música, concertos, dança, exposições, oficinas sobre vários temas para adultos e para as crianças, atividades desportivas, mostras e feiras temáticas, entre outras iniciativas.

Já a ligação da iluminação natalícia das várias ruas da cidade, incluindo naquela que é apelidada como a maior árvore de Natal, natural, da Europa está prevista para o próximo dia 27, às 19h30.

Trata-se de um araucária excelsa com mais de 50 metros de altura e que todos os anos é iluminada com milhares de luzes, sendo vista em toda a cidade, num perímetro de vários quilómetros.

A iluminação desta árvore acontece há mais vinte anos, sendo que instalação da decoração é assegurada manualmente.

Para o final do ano, a autarquia, em parceria com vários bares e discotecas da cidade, está a organizar um espetáculo de passagem do ano previsto para o Centro Cultural da cidade, a maior sala de espetáculos do Alto Minho.

 

Populares