Parte da fatura com lixo em Guimarães será paga pelos sacos comprados pelos munícipes

Parte da fatura com lixo em guimarães será paga pelos sacos comprados pelos munícipes

Os munícipes de Guimarães vão passar a pagar parte da fatura com resíduos por cada saco de lixo que produzirem a partir de dezembro, através de um novo sistema que a autarquia quer implementar a partir de dezembro.

A Câmara de Guimarães quer introduzir o sistema PAYT (‘Pay As You Throw’, na sigla em inglês, ou seja, pague conforme deita fora) que prevê que uma parte da fatura com a recolha de resíduos passe a estar indexada ao consumo de sacos de lixo.

Se atualmente, em Guimarães, “é cobrada uma tarifa fixa e uma tarifa variável pela recolha do lixo, indexadas ao consumo de água na habitação e comércio e pagas através do recibo da água”, com a introdução deste novo sistema a tarifa variável vai passar “a estar indexada ao saco do lixo que o cidadão comprar”.

Assim, a autarquia afirma que “cada utilizador é que acaba por definir a tarifa que vai pagar, na medida em que quanto mais separar e menos lixo doméstico produzir, menos sacos vai utilizar e menos vai pagar”.

Para isso, a empresa municipal Vitrus Ambiente “vai oferecer um mini ecoponto por cada habitação e iniciará a venda dos sacos próprios para a deposição dos resíduos domésticos ou indiferenciados, cuja capacidade unitária é de 30 litros para consumidores residenciais e de 50 litros para o comércio”, explixa a Câmara liderada por Domingos Bragança (PS) em comunicado.

Além disso, a recolha de lixo será efetuada por uma viatura elétrica, que vai percorrer todo o centro histórico em diferentes períodos do dia, e onde o cidadão deve entregar diretamente o seu saco de lixo indiferenciado ou reciclável, explica a autarquia.

A viatura elétrica de recolha do lixo efetuará várias passagens diárias por todas as ruas do Cento Histórico, iniciando o seu percurso, de segunda a quinta, às 07:30 horas, às 09:30, 13:30, 15:30, 19:30, 21:30 e 00:30. Às sextas e sábados, está prevista uma passagem extra às 02:30. “Fora destes períodos, é proibida qualquer deposição de lixo na via pública”, informa a Câmara.

Os sacos podem ser adquiridos nas instalações da empresa municipal Vitrus ou diretamente na viatura elétrica que passará a fazer a recolha. Os restantes resíduos (papel, plástico e vido) devem ser colocados nos ecopontos.

“Vamos ter a função que tinha antigamente o padeiro, mas no nosso caso iremos, porta a porta, recolher o lixo”, explicou o diretor executivo da Viturs, Daniel Pinto, citado pela autarquia.


 

Tem alguma dúvida? Qual é sua opinião? Deixe um comentário no espaço abaixo. Junte-se à Conversa…

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Norte de portugal e galiza querem melhorar caminhos de santiago com fundos 2020

Norte de Portugal e Galiza querem melhorar caminhos de Santiago com fundos 2020

Próximo Artigo
Serra do gerês vida animal: "não faz sentido matar animais por desporto"

Serra do Gerês Vida Animal: "Não faz sentido matar animais por desporto"

Artigos Relacionados