Seguir o O MINHO

Alto Minho

Feira dos Santos de Cerdal regressa a Valença com três dias de festa

Tradição volta a realizar-se

em

Foto: Divulgação / CM Valença

A Feira dos Santos de Cerdal, em Valença, está de regresso de 31 de outubro a 2 de novembro, foi hoje anunciado. Depois de um ano de paragem, devido à pandemia covid-19, a “mãe de todas as feiras” está de volta com mais de 400 tendas prontas para receberem milhares de visitantes.

A Feira dos Santos é o evento de outono por excelência na Euro região Galiza-Norte de Portugal, recebendo portugueses e espanhóis em perfeita comunhão, numa tradição comum que os séculos não fizeram definhar.

O vestuário, as louças, o calçado, as tasquinhas, o gado bovino, caprino e ovino, os produtos do campo, as maquinarias agrícolas, os parques de diversões e uma infinidade de outros atrativos prometem arrastar milhares de visitantes.

Este ano a feira regressa com três dias de festa, de 31 de outubro a 02 de novembro. O dia 01 de novembro (Dia dos Santos) é o evento principal e no dia 02 de novembro é a Feira das Trocas. Assim se mantém a tradição de trocar os produtos adquiridos na véspera que por alguma razão não serviram.

Foto: Divulgação / CM Valença

Os Famosos Perícos dos Santos

Uma das marcas da feira são os frutos da época, sobretudo com os famosos Perícos dos Santos. Os perícos, semelhantes a uma pequena pera, são típicos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção. A par dos perícos, as castanhas cruas ou cozidas, as nozes e os dióspiros fazem as delícias de quem aprecia estes os produtos.

A Tradição dos Petiscos e Desgarradas

Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 01 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais como os rojões, as moelas, as bifanas e o bacalhau, entre muitas outras iguarias. Nas tasquinhas animam-se as noites, ao som das concertinas e soltam-se as mais engraçadas cantigas de desgarrada.

Corridas de Garranos em 1 de novembro

Na Pista das Corridas os ginetes mostram a beleza do cavalo Garrano. As corridas, em passo travado, decorrem no dia 01, a partir das 14:30.

A feira do gado contará, ainda, com animais bovinos, caprinos e ovinos e uma ampla área de maquinaria agrícola.

Populares