A noite de passagem de ano em Portugal continental deverá ser sem precipitação, inclusivamente no Minho, com a chuva a regressar às regiões Norte e Centro nos primeiros dias de 2024, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
“A partir do final da tarde de dia 31, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, sendo esperada uma noite de passagem de ano sem precipitação, embora com céu muito nublado principalmente na região Norte”, pode ler-se informação disponibilizada hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alertou, no entanto, que esta situação meteorológica “tem alguma incerteza associada”.
O instituto apontou, na informação válida entre 29 de dezembro e 02 de janeiro, para uma “região anticiclónica localizada sobre o Atlântico, a estender-se em crista em direção à Península Ibérica, e uma depressão em fase de cavamento em direção às ilhas Britânicas, irão condicionar o estado do tempo em Portugal continental”.
Entre 29 e 31 de dezembro, estão previstos períodos de chuva, que será em geral fraca, nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral.
Na região Sul, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, com exceção da tarde e início da noite de dia 29, em que os valores de probabilidade de ocorrência se situam entre 40 a 70%, em especial no litoral oeste, detalhou o IPMA.
No primeiro dia de 2024, a precipitação regressará ao Minho e Douro Litoral a partir da tarde, estendendo-se no dia 02 de janeiro às restantes regiões do Norte e Centro.
O IPMA adiantou ainda que a temperatura máxima irá manter-se sem grandes variações, com valores a variar entre 13 e 17°C no litoral e entre 9 e 12°C no interior.
Os valores da temperatura mínima, que se mantêm sem grandes alterações até dia 30, irão variar entre 02 e 12°C, sendo os valores mais altos esperados no litoral Norte. Nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro espera-se uma pequena descida da temperatura mínima que se registará primeiro no litoral Norte e depois no restante território, prevendo-se valores de temperatura mínima próximos de 0°C nas regiões do interior Norte e Centro.
No dia 02 prevê-se uma nova subida dos valores da temperatura mínima e máxima, que será mais significativa nos distritos do interior, frisou ainda o instituto.
O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte nas terras altas das regiões Norte e Centro na tarde de dia 30 de dezembro e dos dias 01 e 02 de janeiro, rodando temporariamente para oeste/noroeste no dia 31 de dezembro, acrescentou.
O IPMA colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo no último dia de 2023 devido à agitação marítima, devido a “ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa”.
Este alerta é válido entre as 06:00 e as 18:00 de 31 de dezembro.