Neste Artigo
O grupo Sons do Minho e o baterista Mário Costa, de Viana do Castelo, venceram diferentes categorias nos Prémios Play, que distinguem a música portuguesa.
Vencedor do prémio Música Ligeira e Popular, o grupo Sons do Minho, que tem Pi d’Areosa e Jorge Salgueiro como principais rostos, “é constituído por oito músicos que, desde fevereiro de 2010, baseiam a sua proposta artística num repertório de temas originais de cariz tradicional e popular, bem como nas características cantigas ao desafio ou desgarradas”.
Já Mário Costa, baterista e compositor de Viana do Castelo, venceu o prémio de melhor álbum de Jazz com “Chromosome”, editado pela portuguesa Clean Feed.
Depois de se ter estreado nos discos com “Oxy Patina”, em 2018), Mário Costa fez-se acompanhar no novo trabalho por músicos de referência internacional como Cuong Vu (trompete), Benoît Delbecq (piano e sintetizadores) e Bruno Chevillon (contrabaixo).
Os Play – Prémios da Música Portuguesa são uma iniciativa anual da associação PassMúsica, que representa artistas, bandas e editoras discográficas, em parceria com a RTP e a Vodafone. Pretende premiar as músicas e os artistas que mais se destacaram em Portugal e realizam-se desde 2019
Premiados:
Melhor Álbum Fado
“Terra que Vale o Céu”, Ricardo Ribeiro
Melhor Artista Feminina
Bárbara Bandeira
Melhor Artista Masculino
Slow J
Melhor Álbum Jazz
“Chromosome”, Mário Costa
Melhor Grupo
Calema
Prémio Lusofonia
“Tá OK”, Dennis, MC Kevin o Chris
Melhor Videoclipe
“Estrada”, Pedro Mafama, realizado por André Caniços
Artista Revelação
LEO2745
Prémio de Música Ligeira e Popular
Sons do Minho