Seguir o O MINHO

Braga

Capelas de Braga finalistas em prémio de site internacional de arquitetura

Na categoria arquitetura religiosa, pelo portal ArchDaily

em

As capelas Imaculada e Cheia de Graça, em Braga são uma das cinco finalistas dos prémios ArchDaily, na categoria arquitectura religiosa e cujos vencedores são conhecidos no próximo dia 12 de março.

O ArchDaily é um dos principais e mais visitados portais de arquitetura do mundo.
Com a designação original de ‘Building of the Year’ 2017, esta iniciativa decorre há 10 anos consecutivos e tem como objetivo distinguir os melhores projetos arquitetónicos a nível mundial.

Os eleitos são escolhidos pelo público, sendo que a votação funciona em duas fases: numa primeira etapa foram selecionados 3.000 edifícios em 16 categorias, posteriormente, os cinco mais votados de cada categoria.

É nesta fase final que estão as capelas bracarenses, desenhadas pelo gabinete Cerejeira Fontes Arquitetos, que se focaram “na recuperação da Capela Imaculada Conceição e do coro-alto, transformando-o num espaço reservado aos habitantes do Seminário – a Capela Cheia de Graça. Aproveitou-se o pé direito total do espaço de intervenção e as paredes exteriores do mesmo, deixando a ‘pele’ de pedra existente que se manifesta de forma escultórica em torno das capelas”.

O presbitério e altar do recinto de oração do Santuário de Fátima, do gabinete Paula Santos Arquitetura, é outro dos finalistas. Trata-se de uma obra permanente, para a realização de cerimónias ao ar livre. Nos finalistas há ainda edifícios religiosos da Bélgica, Estónia e Índia.

A escolha do vencedor, igualmente por votação do público, já está a decorrer e prolonga-se até às 17:00 (hora de Lisboa) do dia 11 de março. Os resultados serão anunciados no dia seguinte.

Populares