Arcebispo de Braga completa 75 anos e atinge limite de idade no cargo

D. Jorge Ortiga nasceu a 05 de março de 1944, em Brufe, Vila Nova de Famalicão
Foto: Facebook de Arquidiocese de Braga

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, celebra esta terça-feira 75 anos de idade, e atinge limite de idade no cargo que ocupa há duas décadas.

O processo de substituição demora alguns meses, ou até anos, e até que o substituto seja nomeado pelo Papa Francisco, D. Jorge Ortiga permanece no cargo.

Natural da freguesia de Brufe, Famalicão, D. Jorge Ortiga foi ordenado presbítero em 1967 na igreja de Lousado, naquele concelho. No mesmo ano foi nomeado coadjutor da paróquia de S. Victor, em Braga.

Um ano depois, em setembro, começou a frequentar o Curso de História Eclesiástica na Faculdade de História da Universidade Gregoriana, em Roma, concluindo a licenciatura a 10 de Outubro de 1970.

Frequentou, entre outubro de 1970 e Maio de 1971, um curso de espiritualidade sacerdotal, em Grottaferrata, Roma, orientado pelo Instituto Mystici Corporis.

A 03 de janeiro de 1988, foi ordenado bispo pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, na Cripta do Sameiro, escolhendo como lema episcopal a passagem do cap. 17 do Evangelho de S. João: “Ut unum sint” (Que todos sejam um).

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

"O melhor momento de Carnaval 2019 vai para: António Costa"

Próximo Artigo

Capelas de Braga finalistas em prémio de site internacional de arquitetura

Artigos Relacionados
x