Seguir o O MINHO

País

Bispos anunciam regresso de procissões e catequese

Religião

em

Festa das Cruzes / Arquivo

A Igreja Católica portuguesa anunciou hoje o regresso das procissões e da celebração da catequese, seguindo os “devidos cuidados e observância das normas” emanadas pela Direção-Geral da Saúde para esta nova fase da pandemia.

De acordo com o padre Manuel Barbosa, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), citado pela Agência Ecclesia, “tendo em conta a situação atual da evolução da pandemia, continuaremos a realizar as nossas celebrações e atividades pastorais com os devidos cuidados sanitários e de segurança, quanto à higienização, uso de máscaras e razoável distanciamento”.

O responsável acrescentou ainda que a CEP recomenda que, “com os devidos cuidados e observância das normas, sejam dignificadas as exéquias cristãs e se realizem as procissões e outras atividades pastorais, como a catequese e outros encontros”.

Desde agosto que a medida de distanciamento físico nas celebrações religiosas é de 1,5 metros entre pessoas.

O secretário do CEP assegurou ainda que “nunca houve surtos” associados a celebrações da Igreja, apelando ao “bom senso”.

“No próximo Conselho de outubro e, sobretudo, na Assembleia Plenária [da CEP] de novembro, serão tomadas orientações de acordo com o evoluir da situação e as orientações das autoridades de saúde”, acrescentou.

Quinta-feira, há reunião marcada entre o CEP e o Governo.

Populares