Ricardo Rio quer vender ou concessionar Estádio de Braga nos próximos 4 anos

Eleições autárquicas 2021
Ricardo rio quer vender ou concessionar estádio de braga nos próximos 4 anos
Foto: DR

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS/PPM/Aliança à Câmara de Braga, Ricardo Rio, apontou hoje a alienação do estádio municipal como uma das suas prioridades para o próximo mandato.

Em declarações aos jornalistas à margem da apresentação do seu caderno eleitoral, Rio adiantou que, se não houver interessados na compra do estádio, a solução passará pela rentabilização do equipamento em benefício do município.

“A primeira prioridade é alienar. Se não houver interessados, a rentabilização poderá passar por concessão, por operações de ‘naming’ como aquelas que já foram concretizadas no passado mas na altura em benefício do clube [Sporting de Braga] e não do município”, referiu.

Para Ricardo Rio, que lidera a Câmara de Braga desde 2013, em caso de não se concretizar a venda do estádio serão adotadas “estratégias que permitam gerar receita para o município, para acomodar” algum do “substancial” investimento realizado ao longo dos últimos anos.

O candidato social-democrata frisou que o estádio foi “uma fatura pesadíssima de quase 200 milhões de euros, dos quais quase 80 milhões pagos ao longo dos últimos oito anos”.

O dossiê estádio municipal faz parte do ponto do programa eleitoral designado “Ultrapassar o passado”, que inclui também a liquidação da parceria público-privada Sociedade Gestora dos Equipamentos de Braga, que, segundo adiantou Ricardo Rio, vai significar uma poupança de mais de 50 milhões de euros para os cofres municipais.

“Vamos libertar o município dos muitos ónus que herdámos do passado”, afirmou.

A mobilidade é uma das apostas da candidatura de Ricardo Rio àquele que, em caso de vitória, será o seu terceiro mandato.

Neste campo, a candidatura da coligação de direita propõe-se, designadamente, concretizar a alteração ao nó de Infias, desbloqueando aquela via “estruturante” do concelho, e promover o prolongamento da variante do Cávado até Ferreiros.

“Revolucionar” a mobilidade na cidade, com a implementação do “metrobus” em Braga, é outra das promessas de Ricardo Rio, que diz já estar garantido, por parte do Governo, um envelope financeiro de mais de 100 milhões de euros para o projeto.

Por outro lado, o projeto “School Bus” será alargado a todo o concelho, já no próximo ano letivo, garantindo assim transporte escolar dedicado a todas as escolas.

Liderar nas políticas de sustentabilidade e lançar a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 são outros desideratos da equipa de Ricardo Rio.

Nas eleições de 26 de setembro, os cabeças de lista à câmara de Braga são Ricardo Rio (coligação PSD/CDS/PPM/Aliança), Hugo Pires (PS), Bárbara Barros (CDU), Alexandra Vieira (Bloco de Esquerda), Teresa Mota (Livre), Olga Baptista (Iniciativa Liberal), Rafael Pinto (PAN) e Eugénia Santos (Chega).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
"as obras chateiam" mas as "pessoas sabem que vão ter uma cidade melhor"

"As obras chateiam" mas as "pessoas sabem que vão ter uma cidade melhor"

Próximo Artigo
Bispos anunciam regresso de procissões e catequese

Bispos anunciam regresso de procissões e catequese

Artigos Relacionados