O navio reabastecedor da federação russa, MOD Altay Kola, proveniente do Mar do Norte rumo ao Mar Mediterrâneo, cruzou ontem e hoje toda a costa portuguesa do Minho ao Algarve sob apertada vigilância da Marinha portuguesa.
O acompanhamento foi feito através da monitorização diária do Centro de Operações Marítimas e do empenhamento de meios navais com destaque para o navio de patrulha NRP Setúbal, “dando continuidade ao esforço vigilância iniciado, pelos países aliados e pela NATO, no Mar do Norte”.
Segundo uma nota publicada pela Marinha nas redes sociais, o “navio patrulha oceânico da Marinha acompanhou o navio desde a costa Norte de Portugal até à fronteira de Vila Real de Santo António percorrendo 362 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 670 quilómetros”.
“A Marinha Portuguesa mantém uma vigilância ativa das áreas de interesse nacional, através do seu Centro de Operações Marítimas assegurando uma prontidão adequada dos meios navios de forma a promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar”, conclui a mesma nota.