Entre 06 de abril e 22 de outubro, a companhia aérea islandesa Play, fundada em 2019, vai ter duas rotas semanais para a Islândia a partir do aeroporto do Porto, com preços a partir de 79 euros por bilhete, depois do sucesso com a rota experimental em Lisboa.
Em declarações ao suplemento Fugas, do jornal Público, a Play revela que, em 2022, 15.840 passageiros utilizaram a rota Lisboa-Islândia, cerca de 4.500 eram portugueses.
A companhia aérea também quer atrair viajantes do norte de Portugal e das regiões adjacentes na Galiza e no Noroeste de Espanha. Os preços promocionais para ambas as rotas, incluíndo a de Lisboa que retoma já em 31 de março, também com duas ligações semanais, começam em cerca de 79 euros por trajeto, mas o preço médio mais habitual é de 99 euros por trajeto.
Além de facilitar a vida aos residentes da Islândia que queiram visitar Portugal e aos portugueses que desejam visitar a Islândia, a Play permite o uso de Reiquiavique como plataforma central para destinos finais na América do Norte, como Baltimore, Washington, Boston, Nova Iorque e Toronto.
Já estão agendados voos adicionais em ambas as rotas para as férias da Páscoa.
A ‘aérea’ islandesa espera continuar a crescer em 2023, depois de ter servido cerca de 800 mil passageiros em 25 destinos na Europa e na América do Norte em 2022.
Planeia, ainda, aumentar a sua capacidade em 77% no próximo verão e adicionar 36 destinos ao seu menu.