Cai granizo com intensidade em Famalicão e Barcelos

Foto: O MINHO

Com a descida da temperatura prevista pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a madrugada desta quarta-feira, os períodos de aguaceiros que se abatem sobre a região do Minho, que podem ser de neve acima dos 1.100 metros de altitude, vêm por vezes em forma de granizo, como ocorreu esta noite, em Famalicão e Barcelos.

Pouco depois das 23:30 horas, o ‘pedraço’ começou a cair com alguma intensidade e ao longo de vários minutos, acompanhado de aguaceiros a um ritmo mais forte do habitual nas freguesias destes concelhos mais próximas do litoral, como no chamado ‘triângulo leiteiro’, que compreende freguesias como Gondifelos, Macieira de Rates ou Viatodos. Até agora, não há registo de que tenha provocado danos.

Apesar de ser também esperada trovoada durante esta madrugada, ainda não há registo de descargas elétricas atmosféricas na região do Minho, segundo a rede de monitorização do IPMA.

De acordo com o modelo europeu de previsão, a chuva deverá intensificar durante esta madrugada, podendo ocorrer queda de neve nas zonas mais altas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e chuveiros intensos durante alguns períodos.

A chuva irá aliviar por volta do meio-dia de amanhã, mas não deixará de se manifestar em forma de aguaceiros, podendo ocorrer novamente trovoada, mas desta vez em terra, afetando vários concelhos dos distritos de Braga e de Viana do Castelo.

Como O MINHO noticiou, o IPMA colocou os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo, entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de quarta-feira.

Além de Braga e Viana do Castelo, também estarão sob aviso amarelo os distritos de Vila Real, Guarda e Castelo Branco.

O IPMA prevê “queda de neve acima de 1.000 metros, com acumulação acima de 1.100 metros, que poderá ser de três centímetros nos pontos mais altos das serras”.

O Instituto alerta ainda para a “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo”, como por exemplo “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Vem aí mais chuva (e trovoada) durante a madrugada

Próximo Artigo

Celebrar o “Dia do Trabalhador”

Artigos Relacionados
x