Celebrar o “Dia do Trabalhador”

ARTIGO DE OPINIÃO

Camilo Ferreira

Coordenador da Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga 

O “Dia do Trabalhador”,  também conhecido como o “Dia Internacional dos Trabalhadores”,  tem relevância não apenas pelas conquistas obtidas no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores, mas também porque relembra e sensibiliza para as dificuldades de condições de trabalho que ainda persistem pelo mundo. É um dia que pretende reforçar a importância da construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária.

Desde a luta por condições de trabalho mais justas, até à garantia de direitos fundamentais como, por exemplo, a jornada de trabalho digna e a remuneração adequada, este dia lembra-nos da importância contínua de proteger e promover os direitos  dos trabalhadores.

 A proteção contra exploração, a garantia de condições de trabalho seguras e saudáveis, a estabilidade no emprego, a remuneração justa e benefícios como férias remuneradas, licenças e o direito à reforma, são conquistas incalculáveis para a garantia dos direitos laborais que, consequentemente, ajudam a promover uma maior qualidade, segurança e bem-estar dos trabalhadores.

Assim, neste “Dia do Trabalhador” e enquanto Coordenador da Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga (CTHB), não podia deixar de assinalar esta data e reforçar que esta Comissão tem, também, como principal missão apoiar e defender os trabalhadores nos seus direitos. Assim, importante será relembrar que a CTHB pode e deve, entre outras funções:

» representar os Trabalhadores, atuando como uma voz de comunicação entre os colaboradores e a Administração e permitindo que os trabalhadores expressem suas preocupações, sugestões e necessidades;

» negociar em nome dos trabalhadores em questões como  benefícios, condições de trabalho e necessidades que vão ao encontro dos trabalhadores;

» resolver conflitos entre trabalhadores e a Instituição de maneira mais célere e justa;

» promover o bem-estar através do desenvolvimento de programas que promovam o bem-estar dos trabalhadores;

» fortalecer a cultura organizacional para uma Instituição cada vez mais inclusiva, transparente e participativa, onde os trabalhadores se sintam valorizados e reconhecidos.

Como sempre referi, o nosso lema é e sempre será: “Trabalho igual. Direitos iguais.”

Assim, e como já o disse publicamente, a CTHB continuará a lutar pelos interesses dos trabalhadores e espero que as alterações governativas não alterem o modelo de gstão agora implementado enquanto ULS de Braga.

Não podemos negar que enquanto Empresa Pública Empresarial (EPE), os trabalhadores ganharam uma maior valorização e reconhecimento do seu trabalho, nomeadamente através das suas remunerações, implementação de jornada de 35 horas semanais, possibilidade de obter subsistema de saúde ADSE, entre outros .

Se o sistema é perfeito? Claro que não. É fundamental que os Conselhos de Administrações das EPE tenham as mesmas ferramentas de gestão que outros modelos de saúde, mais incentivos e maior autonomia. 

Se tivermos trabalhadores satisfeitos, valorizados  e reconhecidos teremos também resultados mais positivos que culminam, inevitavelmente, na maior satisfação dos utentes e um desempenho de excelência da Instituição.

Feliz “Dia do trabalhador”!

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Cai granizo com intensidade em Famalicão e Barcelos

Próximo Artigo

Colisão entre carrinha do pão e automóvel faz um ferido na estrada Guimarães-Santo Tirso

Artigos Relacionados
x