Crescimento do turismo em Braga, Bom Jesus a património da UNESCO e o Dance World Cup foram alguns dos acontecimentos que marcaram o ano de 2019 para Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga. O autarca foi uma das 19 personalidades escolhidas pela publicação Dinheiro Vivo para elaborar a revista do ano.
“O ano de 2019 fica marcado pelo crescimento do Turismo no nosso país e em Braga, em particular. A cidade foi considerada o segundo melhor destino europeu, recebeu o título de Património da Unesco para o Bom Jesus e acolheu um evento como o Dance World Cup, que mobilizou 27 mil visitantes de 60 países diferentes. Pela negativa, destaco a incerteza em torno do brexit, que não deixou de condicionar algumas das perspetivas das empresas exportadoras”, escreveu.
Braga segundo melhor destino europeu – fevereiro
A 05 de fevereiro, Braga foi eleita segundo “Melhor Destino Europeu 2019”, na votação do prémio anual promovido pela European Best Destinations. O vencedor foi Budapeste, uma das cidades mais visitadas e mais premiadas do continente europeu.
Braga ficou na segunda posição com 59.092 votos, à frente de cidades com Paris, Londres, Amesterdão e Roma e, segundo disse a O MINHO fonte da organização, recolheu quase mais 20 mil votos que Wroclaw, cidade da Polónia que venceu no ano passado.
Mais de três mil bailarinos de 51 países – junho
A 29 de junho, iniciou o Campeonato do Mundo de Dança (Dance World Cup).que juntou cerca de sete mil crianças e jovens de 51 países no Altice FORUM, entre os quais 3 mil bailarinos, num total de 27 mil visitantes que desfilaram pelas ruas do centro histórico de Braga, ao som dos hinos dos respetivos países.
Mais de 3 mil bailarinos, vindos de 51 países, pintaram as ruas de Braga com as cores do Mundo
A 10 de outubro, foi eleito o evento desportivo do ano de acordo com a votação do público na VI Gala do Desporto, superando eventos como a 40.ª edição da Rampa da Falperra, a 41.ª corrida de São Silvestre, a Final Four da Taça da Liga e o Campeonato Europeu Universitário de Futsal.
Bom Jesus a património da UNESCO – julho
A 07 de julho, o Santuário do Bom Jesus do Monte fez parte “das 36 indicações para inscrição na Lista do Património Mundial”, que foram avaliadas na 43.ª Sessão do Comité do Património, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que decorreu em Baku, no Azerbaijão.
Santuário do Bom Jesus classificado Património Mundial da UNESCO
A Lista do Património Mundial da UNESCO integra atualmente 1.092 sítios em 167 países. Portugal passou a contar com 17 locais classificados em território nacional, havendo ainda onze que constituem património mundial de origem portuguesa no mundo.