Seguir o O MINHO

Braga

Santuário do Bom Jesus classificado Património Mundial da UNESCO

Definido na reunião do comité da organização a decorrer em Baku

em

Foto: DR / Arquivo

O Santuário do Bom Jesus, em Braga, recebeu hoje a classificação de Património Cultural Mundial da UNESCO, na reunião do comité da organização, a decorrer em Baku, no Azerbaijão, anunciou a organização.

Autarca de Braga salienta “grande responsabilidade” que vem com classificação da UNESCO

O monumento português faz parte “das 36 indicações para inscrição na Lista do Património Mundial”, que estão a ser avaliadas na 43.ª Sessão do Comité do Património, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a decorrer em Baku, no Azerbaijão até 10 de julho.

Foto: DR

Foto: YouTube de 360Portugal

Foto: DR

A candidatura suscitou algumas questões ao Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), que faz a apreciação das candidaturas que chegam de todo o mundo, no que diz respeito à autenticidade e integridade deste monumento, assim como a preservação e prevenção de acidentes, como possíveis incêndios à volta do complexo religioso, mas a proposta acabou por ser aprovada.

Hoje é um dia de enorme felicidade para Braga, para Portugal e para o Mundo que passa a contar com o Bom Jesus do Monte…

Publicado por Município de Braga em Domingo, 7 de julho de 2019

O Brasil, que abriu a discussão e faz parte deste comité, defendeu que o Bom Jesus de Braga não só cumpre todos os critérios para ser integrado na lista de monumentos, mas serviu também de inspiração para o complexo do Bom Jesus de Congonhas, no Brasil, que já consta da lista da UNESCO.

Portugal esclareceu que todas as dúvidas sobre o monumento bracarense já estavam esclarecidas no dossier entregue por Portugal e que as recomendações do ICOMOS já estão mesmo a ser seguidas no santuário. A representação portuguesa afirmou ainda que o monumento também já está inscrito como património nacional.

O conjunto composto pelo Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra também recebeu hoje a classificação de Património Cultural Mundial da UNESCO.

A Lista do Património Mundial da UNESCO integra atualmente 1.092 sítios em 167 países.

Portugal conta com agora 17 locais classificados em território nacional, havendo ainda 11 que constituem património mundial de origem portuguesa no mundo.

O Centro Histórico de Angra do Heroísmo, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, em Lisboa, num conjunto de proximidade, o Mosteiro da Batalha e o Convento de Cristo, em Tomar, foram os primeiros classificados, em 1983.

Anúncio

Braga

GNR identifica homem por posse ilegal de arma em Vieira do Minho

Caçadeira e 28 cartuchos apreendidos

em

Foto: DR / Arquivo

A GNR identificou, em Vieira do Minho, um homem de 45 anos por posse ilegal de arma em Vieira do Minho e apreendeu-lhe uma caçadeira e 28 cartuchos, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a GNR refere que, no âmbito de um processo por danos materiais numa máquina agrícola que decorre há seis meses, os militares deram cumprimento a uma busca domiciliária, que culminou naquela apreensão.

O suspeito foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso.

Continuar a ler

Braga

Casal detido por tráfico em Vila Verde tinha na sua posse computador roubado em Viana

GNR encontrou, ainda, um computador portátil furtado em Viana

em

Foto: Ilustrativa / Arquivo

“Um casal de 32 e 30 anos” foi detido, esta terça-feira, no concelho de Vila Verde, por tráfico de estupefacientes, anunciou fonte da GNR.

De acordo com o Comando Territorial de Braga, em comunicado enviado a O MINHO, a detenção deu-se na sequência de um alerta recebido por uma patrulha, que foi avisada acerca de “um comportamento suspeito junto a vários veículos, estacionados numa zona de parqueamento, naquela localidade”.

Dirigido-se ao local indicado, os militares encontraram heroína e haxixe, e, ainda, um computador portátil furtado em Viana do Castelo, no Alto Minho.

“De imediato a patrulha deslocou-se ao local e acabou por abordar um veículo, cujo condutor correspondia com as características do homem que rondava os veículos parqueados, tendo detetado no seu interior um casal que tinha na sua posse 28 doses de heroína e 12 doses de haxixe, e um computador portátil que havia sido furtado de uma viatura da zona de Viana do Castelo naquela semana”, é referido pela GNR.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos participados ao Tribunal Judicial de Braga.

Continuar a ler

Braga

Dona do Braga Parque com ‘luz verde’ para comprar Fórum Aveiro

Mundicenter detém, entre outros, o Amoreiras, em Lisboa

em

Foto: DR / Arquivo

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu ‘luz verde’ à compra pela Mundicenter, dona do centro comerciai Braga Parque, Amoreiras e Strada, do Fórum Aveiro, centro comercial a céu aberto inaugurado há 20 anos, revela um aviso da AdC.

“O Conselho da AdC adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração”, lê-se no aviso, que dá conta de a decisão ter sido tomada na terça-feira, justificada pelo Conselho por se tratar de uma operação de concentração que “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste”.

A compra notificada em 09 de outubro à AdC consiste na aquisição, pela Mundicenter, detida pela construtora Alves Ribeiro, do controlo exclusivo da Sociedade Imobiliária RPFI Aveiro, através da aquisição de 100% do seu capital social.

Segundo a edição de julho da revista Forbes, Vítor Manuel da Silva Ribeiro é o terceiro empresário mais rico de Portugal, e tem como principais ativos a Alves Ribeiro Construção, o Banco Invest e a Mundicenter, proprietária e gestora de oito centros comerciais, entre os quais o Braga Parque, em Braga, o Amoreiras Shopping Center, o Centro Comercial de Alvalade e o Spacio Shopping, em Lisboa, o Arena Shopping, em Torres Vedras, o Oeiras Parque, o Strada Outlet, em Odivelas, e o Campus São João, no Porto.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares