O autarca Mário Constantino é o candidato da coligação Barcelos Mais Futuro à Câmara de Barcelos, foi hoje divulgado. Carlos Reis, vereador e ex-deputado que abandonou o Parlamento em fevereiro, é o mandatário da candidatura.
A coligação composta por PSD, CDS-PP e movimento independente BTF – Barcelos Terra de Futuro, foi oficialmente renovada na passada sexta-feira.
A Barcelos Mais Futuro quer continuar “uma governação focada na proximidade, na competência e na visão estratégica, respondendo a desafios com soluções concretas”.
“Nos últimos anos, Barcelos recuperou tempo perdido e ganhou novo dinamismo, com destaque para a conclusão da Circular Urbana, obra reclamada há décadas e que representa um marco na mobilidade e na coesão territorial. A execução da Ecovia Urbana do Rio Cávado e os Passadiços da Frente Ribeirinha, criando uma centralidade verde e sustentável, com impacto direto na qualidade de vida e na atratividade do concelho foi também conquista deste passado mandato”, afirmou o candidato Mário Constantino, mencionando ainda o “bom” trabalho desenvolvido pela coligação na r”esolução de problemas antigos”.
E acrescentou: “A coligação pôs fim a um dos problemas estruturais mais penalizador para a população do nosso concelho, resolvendo o litígio com a empresa Águas de Barcelos, que se arrastava desde 2009, garantindo com isso a retoma no investimento e alargamento das redes de abastecimento de água e serviço de saneamento”.

Como destaques dos últimos quatro anos na Câmara, a coligação aponta o “apoio às freguesias e associações, o desbloqueio do novo Centro Hospitalar, o lançamento da construção do mega Centro de Saúde de Barcelos e o reforço das restantes unidades locais de saúde”.
“Sempre com o objetivo de uma Câmara Municipal de portas abertas a todos os munícipes, com um compromisso firme com a sustentabilidade, a inovação e a coesão territorial, apresentamo-nos novamente aos barcelenses com a determinação de continuar a transformar Barcelos, com visão, estabilidade e confiança”, destacou Mário Constantino.
Já Carlos Eduardo Reis, mandatário da candidatura, reafirma a “vontade de dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos”, conforme aponta a coligação, em comunicado enviado às redações.
Na corrida à Câmara de Barcelos, estão também já anunciados os nomes de Armandina Saleiro (PS) e Paulo Ralha (Chega).
A Câmara de Barcelos é atualmente governada por esta coligação, conseguiu seis eleitos, tendo o PS conseguido cinco vereadores.
Um dos eleitos socialistas, Alexandre Maciel, assumiu, entretanto, o estatuto de independente.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.
Notícia atualizada às 13h22.