Vila Verde: Maria Oliveira faz 106 anos (e recomenda “fé e trabalho”)

Uma das mulheres mais velhas de Portugal

É, possivelmente, uma das mulheres mais velhas de Portugal. Maria da Silva Oliveira, de Cabanelas, concelho de Vila Verde, fez na terça-feira 106 anos.

Nascida em 1916, passou pelas duas primeiras grandes guerras mundiais, pela implementação e queda do Estado Novo e ‘conheceu’ nove Papas.

O segredo para tal longevidade, contou-nos a neta Mia Teixeira, é “o trabalho, o pragmatismo com que aceitava as vicissitudes da vida e a fé, uma fé inabalável”.

A neta conta-nos que a avó “já não tem a independência que outrora lhe era característica, porque os anos já lhe pesam um bocadinho”. Por isso, destaca também o amor com que a filha, Fátima Manhente, a trata, como segredo para uma vida duradoura.

Mas deixa o aviso: “Se a for cumprimentar, tem mais força naquelas mãos de que a maioria de nós (risos)”. Essa força “vem da vida de trabalho no campo que sempre foi o seu ganha pão e o seu escape”.

Recorda que Maria da Silva Oliveira “passou muitas dificuldades, mas a sua boa disposição nunca esmoreceu”. “É analfabeta mas senhora de um entendimento sobre a vida e de uma resiliência capaz de fazer corar qualquer um…”, garante a neta.

Hoje houve uma pequena festa com as pessoas que lhe são mais próximas e “que estão presentes todo o ano”, a prenda que lhe é mais especial.

“Para ela, os afectos são a prenda mais valiosa de todas”, concluiu a neta.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Câmara de Braga garante que alunos da Gulbenkian terão aulas no pavilhão das Gouladas

Próximo Artigo

Matosinhos homenageia treinador Vítor Oliveira no local onde morreu

Artigos Relacionados
x