Seguir o O MINHO

Desporto

Viana recebe Campeonato Europeu de Surf Adaptado

No domingo irá acontecer o desfile das seleções e que incluirá também performances culturais na Praça da República

em

Foto: DR/Arquivo

Viana do Castelo vai receber na próxima semana, entre 20 e 26 de maio, o EuroSurf Adaptive 2019, recebendo a elite europeia do surf adaptado. O evento decorrerá na Praia do Cabedelo e conta com a presença de seis seleções nacionais, sendo que a vianense Marta Paço representa a seleção nacional.

No domingo, pelas 18:00, na Praça da República, irá acontecer o desfile das seleções e que incluirá também performances culturais.

A prova, que está em processo de certificação como evento de surf sustentável, vai contar com a presença das seleções de Portugal, Espanha, Itália, França, Reino Unido e Alemanha. A seleção nacional é composta por Nuno Vitorino, Camilo Abdula, Nuno Maltêz e Marta Paço, a competir em casa e formada pelo clube de Viana do Castelo. As competições irão decorrer de manhã, a partir das 8h30, de terça a sábado da próxima semana, com o domingo por dia extra, caso necessário.

Marta Paço vai competir em casa. Foto: Divulgação

Paralelamente, de 21 a 24 de maio, irá realizar-se o International Adaptive Surf Congress, no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana. Trata-se de um evento aberto ao público em geral e que conta com uma forte participação de especialistas internacionais, desde representantes da International Surf Association (ISA), da International Blind Sports Association (IBSA), a representantes de outras entidades da Califórnia, do País Basco ou de Itália, nas áreas do surf, do surf adaptado e da sustentabilidade.

A vertente inclusiva do EuroSurf Adaptive também contempla, durante o período de competição, a realização de sessões livres de surf adaptado para utentes de associações ou delegações locais, como a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo (APPACDM), a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e a Íris Inclusiva – Associação de Cegos e Amblíopes, e para alunos de escolas locais.

O EuroSurf Adaptive 2019 é organizado pela Câmara Municipal, pelo Surf Clube de Viana, Federação Europeia de Surf, a Federação Portuguesa de Surf, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Paralímpico de Portugal,

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Futebol

SC Braga B goleado pelo Benfica, que fica mais perto do título da II divisão de futebol feminino

Futebol Feminino

em

Foto: Divulgação / SL Benfica / Arquivo

A equipa de futebol feminino do Benfica colocou, este domingo, uma ‘mão’ no título de campeã da segunda divisão, ao golear fora o SC Braga B por 9-0, em jogo da primeira mão da final.

Depois de vencer a sua série, na primeira fase, e a zona sul, na segunda, as ‘encarnadas’ iniciavam hoje a discussão do título com as vencedoras da zona norte, o Braga B, impedido de subir à Liga principal, como equipa satélite.

Ainda assim, as bracarenses ganharam o direito a disputar o título nacional do escalão secundário, mas o Benfica voltou a mostrar ter uma equipa de I Liga, difícil de ser travada pelas adversárias da divisão em que se estreou no futebol feminino.

No campo nº 2 da Cidade Desportiva do Sporting de Braga, o Benfica já vencia ao intervalo por 5-0, com golos de Ana Vitória (cinco minutos), Patrícia Llanos (nove e 23), Yasmin (21) e Daiane (28).

Na segunda parte, Ana Vitória chegou aos quatro golos no jogo, ao apontar mais três (54, 86 e 90 minutos), num período em que Diva Meira também marcou, aos 80.

O Benfica, que já assegurou a subida à I Liga, juntamente com o Cadima – segundo classificado da zona norte -, já tinha conquistado a Taça de Portugal, batendo na final o Valadares Gaia (4-0) e depois de eliminar o SC Braga.

No apuramento do campeão da II Liga, diante da equipa B das bracarenses, a segunda mão está agendada para o próximo domingo, em 23 de junho, no terreno da equipa lisboeta.

Continuar a ler

Desporto

João Sousa qualifica-se para o quadro principal do torneio de Halle

Na Alemanha

em

Foto: Arquivo

O tenista vimaranense João Sousa apurou-se hoje para o quadro principal do torneio de Halle, na Alemanha, ao vencer o sérvio Miomir Kecmanovic, por 6-7 (8-10), 6-4 e 6-1, na segunda ronda do ‘qualifying’.

João Sousa, 71.º do ‘ranking’ ATP e primeiro cabeça de série na fase de qualificação, impôs-se 83.º da hierarquia mundial em quase duas horas de encontro, depois de ter eliminado o italiano Jannik Sinner na véspera.

Na primeira ronda deste torneio de relva – um dos que antecedem o Grand Slam de Wimbledon -, o número um português pode enfrentar o alemão Rudolf Molleker, o polaco Hubert Hurkacz ou outro jogador proveniente do ‘qualifying’.

Continuar a ler

Desporto

Benfica sagra-se campeão nacional de futsal

Liga SportZone

em

Foto: Twitter

O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa.

Raul Campos, que marcou por duas vezes ao minuto 07 e completou o ‘hat-trick’ aos 15, e Bruno Coelho, aos 14, fizeram os golos do Benfica, enquanto Cardinal (09), Léo (12) e Rocha (18) marcaram para o Sporting, que defendia o título.

O Benfica conquistou o seu oitavo título de campeão, o primeiro desde a época 2014/15, e travou a série de três campeonatos do Sporting, num ano em que os ‘leões’ se sagraram campeões europeus, venceram a Taça de Portugal e procuravam o seu 16.º título nacional.

Nos outros encontros da final – uma reedição da anterior -, disputada à melhor de cinco, o Benfica impôs-se no segundo, por 6-3, e no terceiro, por 4-3, enquanto os ‘leões’ venceram o primeiro, por 5-4, e o quatro, por 5-3, ambos no prolongamento.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares