Seguir o O MINHO

Alto Minho

Viana: Porto recebe ferramenta tecnológica 3Port

em

Os portos de Leixões e Viana do Castelo serviram de piloto no desenvolvimento da ferramenta tecnológica 3Port, que permite ganhos de eficiência e diminuição de custos de operação, potenciando “um crescimento sustentável” daquelas estruturas, segundo investigadores ligados ao projeto.

A solução tecnológica, desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INES TEC) juntamente com a empresa TRIEDE TTI, é, de acordo com os responsáveis, “uma inovação que acrescenta valor ao porto e à sua atividade, através de áreas estratégicas, com fornecimento e partilha de dados estruturados”.

Lino Oliveira, investigador do INES TEC e responsável pelo projeto, citado num comunicado de imprensa, sublinha que esta inovação demorou dois anos a ser desenvolvida, e pretende suportar tomadas de decisão, “ganhos de eficiência e diminuição de custos de operação, que juntas potenciam um crescimento sustentável”.

A ferramenta 3Port faz uma “integração homogénea” tanto de sistemas internos do porto como de informação pública, e permite através do 3Porto Live Map a interação com o público geral, que pode, por exemplo, ver em tempo real o que está a acontecer no porto.

Os responsáveis pelo projeto, que já apresentaram o projeto no Brasil, no Chile e no Peru, afirmam que a exportação do 3Port pretende passar pelos países de língua portuguesa e na América Latina.

Populares