Viana: Mega fogueira de Natal adiada por causa da chuva

Reagendada para 30 de dezembro

A mega fogueira do Largo das Neves, em Viana do Castelo, uma tradição levada a cabo pelo grupo informal de moradores os Lenhadores do Largo, foi adiada devido às “fortes previsões de chuva”.

A fogueira de Natal estava marcada para 23 de fevereiro e foi reagendada para 30 de dezembro.

O grupo organizador sublinhou que, apesar do adiamento, mantêm a “animação” e a “enorme vontade de proporcionar uma noite memorável e aconchegante”.

Como O MINHO noticiou, este ano, a fogueira terá 2,5 metros de altura e 3 de diâmetro, um número mais reduzido comparado a outros anos de forma a minimizar o efeito do calor sentido durante o evento. Ao fim de uma hora da ignição, reduzirá um metro em altura.

“Este ano mudamos a estrutura da fogueira para utilizarmos menos lenha”, adianta Luís Franco, um dos elementos do grupo, após contacto de O MINHO. “Posso também dizer que 90% da lenha utilizada são cepos, e restante são sobras de indústrias da região”, acrescentou.

A redução do perímetro e da altura dá-se por dois motivos: a crise energética, que torna este tipo de eventos quase num luxo, e o imenso calor que a fogueira gigante produzia, afastando as pessoas da sua proximidade.

“Vamos ter algumas achas para as pessoas poderem atirar para a fogueira, de perto, e deste modo conseguimos reduzir o impacto do calor”, explicou Luís Franco.

Para além da lenha queimada, a melhor será colocada num trator para leiloar durante o dia do evento, 23 de dezembro.

Paralelamente à fogueira, estará instalada uma tenda gigante no mesmo recinto que irá albergar espetáculos culturais.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Braga: Vizinhos que vivem sozinhos voltam a juntar-se na consoada de Natal

Próximo Artigo

Mulher de 21 anos ferida após capotamento nas 'terras altas' de Vila Verde

Artigos Relacionados
x