Seguir o O MINHO

Alto Minho

Vem aí uma revolução ecológica em Paredes de Coura: 1,5 milhões para investir em LED’s

Ambiente

em

Na próxima segunda-feira, o Município de Paredes de Coura inicia os trabalhos de substituição das luminárias do concelho, foi hoje anunciado.

Ao todos são mais de 6 mil luminárias de iluminação pública existentes por todo o território courense, que a partir de agora serão dotadas de tecnologia LED de última geração “num esforço financeiro significativo na ordem dos 1,5 milhões de euros”, revelou a autarquia em comunicado enviado à imprensa.

Segundo o município, fica garantida “a qualidade da iluminação em termos de segurança e luminosidade, da mesma forma que obterá ganhos ao nível da eficiência energética e menor consumo, representando também uma poupança significativa na despesa municipal”.

A substituição das lâmpadas convencionais por luminárias mais eficientes de tecnologia LED também representa um significativo esforço ao nível da proteção ambiental. traduzido pela utilização racional de energia e da redução das emissões de dióxido de carbono.

A título de exemplo, a substituição luminárias de mercúrio e uma maioria de luminárias de sódio que, sendo substituídas evitarão a emissão para a atmosfera de cerca de 422 toneladas de CO2, o que é equivalente ao sequestro de CO2 de 27 mil árvores ao longo de um ano.

Assim, já a partir de segunda-feira, os veículos e os colaboradores que executarão os trabalhos estarão devidamente identificados com o nome da empresa (Painhas S.A.) e os trabalhos decorrerão durante o período diurno.

De forma a também minimizar o impacte ao nível de possíveis transtornos junto das populações, todos os trabalhos foram programados e serão executados em articulação com as autoridades.

Populares